quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Encontro com Deus

Anjos o protegem ao longo da jornada

 

Milhares de anjos aguardaram o chamado de Cristo no dia da cruz. "Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e Ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos" (Mt.26:53). Uma legião equivalia a seis mil soldados. Um rápido calculo matemático revela que 72 mil seres celestiais (quantidade suficiente para lotar mais de uma vez e meia o Estádio Angel, em Los Angeles) estavam a postos para resgatar o Mestre. Apocalipse, um livro repleto de visões sobre o mundo futuro, refere-se aos anjos ao redor do trono celestial desta maneira: "Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões [...]" (Ap.5:11).

            Se Deus nos abrisse os olhos, o que veríamos? Mães e pais, vocês veriam anjos escoltando seu filho a caminho da escola. Viajantes, vocês veriam anjos circundando o avião. Pacientes, vocês veriam anjos monitorando os movimentos do cirurgião. Adolescentes, vocês veriam anjos vigiando seu sono. Muitos, muitos anjos.

            Asas de seda e doçura de um merengue? Essa pode ser a descrição de anjos apresentados em livros de presentes e em lojas especializadas, mas os anjos de Deus são caracterizados por uma força indescritível. Paulo diz que Cristo virá "com os seus anjos poderosos" (IITs.1:7). Da palavra traduzida por "poderosos" originou-se nosso vocábulo "dinâmico". Os anjos dispõem de uma força dinâmica. Foi necessário apenas um anjo para exterminar os primogênitos do Egito e apenas um anjo para fechar a boca dos leões a fim de proteger Daniel. Davi chamou os anjos de "anjos poderosos, que obedecem a sua palavra" (Sl.103:20).

            Não há necessidade de conversarmos com os anjos, eles não nos ouvem. Seus ouvidos se inclinam apenas à voz de Deus. Os anjos são "espíritos que servem a Deus" (Hb.1:14, NVC, tradução livre), que respondem ao seu comando e obedecem apenas às suas orientações, Jesus disse que eles "estão sempre vendo a face de meu Pai celeste" (Mt.18:10). Apenas um som é importante para os anjos – a voz de Deus. Apenas uma visão os atrai – a face de Deus. Os anjos sabem que Deus é o Senhor de tudo.

            Em razão disso, eles O adoram. Quer seja no templo com Isaías, quer seja no campo com os pastores de Belém, os anjos O adoram. "Todos os anjos de Deus O adorem" (Hb.1:6). Eles O adoraram e O adoram.

            Lembre-se da referencia anterior aos milhares de milhares e milhões de milhões? Sabe o que eles estavam fazendo? A Bíblia relata: Todos os anjos estavam em pé ao redor do trono. [...] dizendo: "Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amem". (Ap.7:11-12).

            Será que isso não proclama em alta voz a beleza de Deus? Os anjos poderiam contemplar o Grand Teton e o Gran Canyon, as pinturas de Picasso e a Capela Sistina, mas preferiram fixar os olhos na glória de Deus. Não se cansam de olhar para Ele, e não conseguem silenciar-se a respeito do que veem.

            Neste exato momento em que vocês lê estas palavras, os servos imaculados de Deus estão oferecendo adoração incessante ao Criador. Ele é, lembre-se, o Criador deles. Houve uma época em que os anjos não existiam. E, de repente, por decreto de Deus, eles passaram a existir. "Pois Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades, todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele" (Col.1:16).

            Os anjos completam a criação invisível de Deus. Eles O adoram e – aqui está um refrigério para os corações sedentos – nos protegem. "Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?" (Hb.1:14, grifo do autor).

 

Max Lucado