quinta-feira, 17 de junho de 2010

O PREÇO DA BOA EDUCAÇÃO

"A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe." (,,,) "Corrige o teu filho e te dará descanso, dará delícias à sua alma" (Pv.29:15,17).

 

O preço que se paga para ter filhos felizes é a correção.

O pai e a mãe sábios que querem ver seus filhos felizes, cedo os disciplinam.

Este princípio não pode ser confrontado por nenhum concerto da nova moralidade ou da educação.

O mundo fabrica e deduz teorias sobre a formação do caráter e a personalidade humana que tem produzido as maiores aberrações de comportamento – e um dos motivos é ter abandonado os valores de Deus nessas definições.

É muito estudo, muita teoria... e pouca sabedoria! Não funciona.

Assim, não devemos basear a educação de nossa família, de nossos filhos, nos princípios da nova moralidade e nem dos padrões da psicologia moderna, porque ela é uma ciência em evolução – e, na verdade, não produziu basicamente tudo quanto os métodos de educação e da nova moralidade ou modernidade dizem produzir.

Ao contrário, todos os dias temos o testemunho, na sociedade, de que a natureza humana resiste a qualquer forma de "reeducação": somente a santificação tem o poder de produzir um novo comportamento.

Um pai que corrigiu seu filho com uma palmada foi confrontado por um psicólogo dessa corrente moderna, que disse: "Olha, senhor, a tua mão não foi feita para bater no seu filho".

E o pai disse: "A boca dele não foi feita para me responder. Portanto, se a boca respondeu, a mão corrigiu".

Com amor e firmeza, para corrigir a estultícia e a rebeldia, a correção na medida certa e no devido lugar livrará seu filho do mal.

A Palavra de Deus o disse. Amém.


PENSAMENTO
     Para ter filhos felizes precisa haver correção.


ORAÇÃO
     Senhor, ajuda-me a corrigir meus filhos conforme os ensinos da Tua Palavra, para que eles não venham a me envergonhar. Em nome de Jesus. Amém.


LEITURA
     Marcos 4:1-20 – 2 Samuel 9-10 – Daniel 5

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura