quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Encontro com Deus

Olhe adiante com fé

 

Alguns de nós recebemos diplomas de pós-graduação na Universidade da Ansiedade. Vamos dormir preocupados, com medo de não acordar, acordamos preocupados porque dormimos mal. Preocupamo-nos porque alguém pode descobrir que alface engorda. \A mães de uma adolescente lamentou: "Minha filha não me conta nada. Estou com os nervos em frangalhos". Outra mãe replicou: "Minha filha me conta tudo. Estou com os nervos em frangalhos". Você não adoraria parar de preocupar? Que tal ter um abrigo forte para proteger-se dos elementos cruéis da vida?

            Deus oferece-lhe exatamente isto: a possibilidade de uma vida livre de preocupações. Não com menos preocupações, mas sem nenhuma preocupação. Ele criou uma abóbada para seu coração. "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus" (Fp.4:7).

            Gostou? Então dê uma boa olhada no restante da passagem.

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus"(Vs.6-7).

            Os cristãos em Filipos necessitavam de uma redoma. Sofriam ataques de todos os lados. Os pregadores falavam de Cristo por ambição egoísta. (Fp.1:15-17). Os membros da igreja brigavam entre si e ameaçavam a unidade da igreja, (Fp.4:2). Os falsos mestres pregavam um evangelho sem a cruz. (Fp.3:2-3; 18-19). Alguns convertidos lutavam para encontrar alimento e abrigo. (Fp.4:19). Perseguições do lado de fora. Problemas do lado de dentro.

            Eram casas de marimbondo suficientes para preocupar qualquer um. As pessoas em Filipos conviviam com elas. As pessoas de hoje também. Para elas e para nós Deus oferece esta proposta surpreendente: "Não se preocupem com nada".

            "Ah, sim, está certo. Quando eu estiver preocupado, vou brincar de pular sela na lua. Você está brincando?".

            Jesus não está. Duas palavras resumem a opinião Dele a respeito de preocupação: irrelevante e irreverente.

            "Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?" (Mt.6:27). A preocupação é irrelevante. Não altera nada. Qual foi a última vez que você resolveu um problema por ter-se preocupado com ele? Imagine alguém dizendo: "Tenho contas atrasadas para pagar, por isso resolvi me preocupar para livrar-me das dívidas. E sabe de uma coisa? Deus certo! Algumas noites sem dormir, um dia inteiro vomitando e torcendo as mãos de desespero. Gritei com meus filhos, tomei alguns comprimidos, e – graças à preocupação – o dinheiro apareceu em minha mesa".

            Isso não acontece! A preocupação não muda nada. Não acrescenta nem um dia à sua vida nem um pedacinho de vida ao seu dia.

            E como podemos parar de agir assim? Paulo oferece uma resposta dupla: a parte de Deus e a nossa parte. A nossa parte inclui oração e gratidão. "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e suplica, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus" (Fp.4:6).

            Quer preocupar-se menos? Então ore mais. Em vez de olhar adiante com medo, olhe para cima com fé.

 

Max Lucado