sábado, 14 de janeiro de 2012

...Pois são como túmulos caiados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão

"...Pois são como túmulos caiados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão" Mt 23:27.

 

Três grupos religiosos se destacavam nos dias de Jesus: os saduceus, os essênios e os fariseus.

Com os fariseus, Jesus travava uma calorosa oposição, pois estes viviam de forma contraditória em relação aos próprios princípios que ensinavam.

Rigorosos nos costumes, os fariseus exigiam dos seus adeptos e dos prosélitos que conquistavam uma conduta fora das normas do Reino que Jesus procurava instituir.

Deles disse Jesus: "Coais um mosquito e engolis um camelo..." Mt 23:24.

Em nossos dias, a contradição dos fariseus é reprisada na conduta de certos grupos que se auto-intitulam preservadores da sã doutrina, mas que, na conduta diária, entram em tremendas contradições.

Levantam-se contra qualquer expressão de fé cristã que não se harmonize com os seus hábitos e costumes; não obstante, eles próprios se assentam em mesas escusas, compactuando com políticos não idôneos.

Ou, em outras palavras, são corruptos trocando o direito de primogenitura por um prato de sopa oferecido por um poderoso transitório.

Mesmo nos seus feudos religiosos, promovem os que comem com eles no mesmo prato e lançam para fora qualquer um que tenha a coragem de lhes fazer oposição.

Como nos tempos de Jesus, colocam a tradição dos homens acima dos preceitos maiores do Evangelho, tais como a graça, a misericórdia, a bondade e a santidade ética de vida.

Encapuzados nas suas vestiduras farisaicas, assentaram-se a si mesmos no trono, julgando os outros e deixando de lado as normas essenciais da fé.

Não foi em vão que Jesus chamou-os de sepulcros caiados: belos na aparência, mas podres no seu interior "Mt 23:27".

Acusaram Jesus de comer e viver com pecadores, e não atinaram para a resposta de Jesus: "Os sãos não precisam de médico". Eu prefiro ficar com Jesus!

Nazareno


PENSAMENTO
Os maiores preceitos do Evangelho são: a graça, a misericórdia, a bondade e a santidade ética de vida.


ORAÇÃO
Senhor, faz-me viver de tal maneira que as pessoas vejam em mim a Tua pessoa! Em nome de Jesus Cristo, amém.

Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente

"Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente" Mt 4:19.

 

Um dos convites mais carinhosos do Senhor Jesus é feito a um grupo de homens que vivia da pesca – Pedro, André, Tiago e João: "Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente".

Qual o propósito deste convite? Chamar pescadores para pescar homens?

Gosto de pescar. Todos os anos, um grupo de homens da nossa igreja vai ao Pantanal e, há alguns anos, passei a acompanhá-los.

No início, fui por curiosidade; depois, por prazer; agora, já não sei como viver sem pescar ou ir ao Pantanal .

O que se aprende com os pescadores? Paciência.

O pescador tem que ser paciente. Peixe não marca hora. Quando menos se espera, ele "gruda" no anzol e aí a festa começa!

É preciso ter paciência para pescar.

Outra coisa que se aprende com pescador é a esperança. "Ah! Hoje é o meu dia", diz o pescador para si mesmo.

Com paciência, do nascer do sol até o poente, ele tem esperança de que a pesca vai ser bem-sucedida.

Para o pescador, a esperança não é a última que morre, é a primeira que nasce.

Nasce a cada minuto enquanto ele espera!

Também se aprende com o pescador a determinação. Um pescador é um homem determinado. Nada o remove do seu barco ou do seu barranco. Assim, fica firme na sua mente e coração que é por ali que o peixe vai passar.

Ele acredita que isto vai acontecer! Por que Jesus não chamou outros grupos para acompanhá-lo, no início de seu ministério, e sim, um grupo de pescadores?

Porque é preciso ter paciência, esperança e determinação para seguir o conselho do Mestre. Se pegar peixe é difícil, muito mais difícil é fisgar o coração do homem sem rumo, para o cardume do Senhor Jesus.

Nazareno


PENSAMENTO
Paciência, esperança, determinação: requisitos para andar com Jesus.


ORAÇÃO
Pai, meu desejo é ser como Cristo. Dá-me paciência para esperar o tempo do Senhor, esperança para crer no que não posso ver e determinação para jamais me deixar contaminar com o mundo. Em Cristo, amém.