sábado, 8 de janeiro de 2011

“(...) Por tal caminho, nunca passastes antes”. Js. 3: 4

Quantos foram os projetos que fizemos, no início de cada ano? Muitos deles possíveis, outros, sem nenhuma perspectiva de realização. Mesmo assim, vamos caminhando e passando por cima do que chamamos barreiras ou saltando algumas delas. Outras se projetam com tanta ousadia na nossa frente, que optamos por recuar. Por isso, muitos dos nossos sonhos são enterrados, esquecidos, achatados, tornando-nos cada vez mais frustrados.

Josué experimentou muitos desalentos. Ele tinha nascido judeu. Pertencia a uma raça privilegiada. Era o povo escolhido de DEUS. Contudo, era escravo. Quantos questionamentos deveriam permear a mente daquele jovem? O que lhe adiantava ter uma vida repleta de histórias extraordinárias?! José, seu antepassado longínquo, tinha sido o protagonista de toda a sua odisséia. Fora vendido como escravo para uma caravana que passava no deserto. Seus irmãos agiram movidos pelo ciúme que lhes queimava a alma. Chegando no Egito, experimentou todo tipo de derrota e todo tipo de glória. Chegou a ser o primeiro, depois de Faraó no governo egípcio. Os anos passaram-se, sua descendência tornou-se muito numerosa e a sucessão de reis fez com que a história de José do Egito fosse esquecida. O povo tornou-se escravo na terra na qual tinham sido protegidos. No transcorrer dos acontecimentos, encontramos Josué, um judeu, morando no Egito na condição de escravo.

A interferência de DEUS se faz presente e aquele povo vê a Sua mão poderosa tirando-os da servidão de quatrocentos e trinta anos. Deixaram de ser escravos. Eram livres!

A caminhada rumo à Terra Prometida foi surpreendente em todos os momentos: sinais vinham dos céus que contrariavam a própria natureza. Tinha uma nuvem particular durante o dia para fazer sombra na longa caminhada e à noite transformava-se em luzeiro para lhes clarear o caminho. Começaram a atravessar o mar Vermelho, quando suas águas se afastaram, dando-lhes passagem; a água saía da rocha para saciar-lhes a sede; as codornizes voavam em sua direção para servir-lhes de alimento; o maná caía dos céus em abundância para que o pão não lhes faltasse. O povo caminhava em meio à presença exuberante e perfeita de DEUS.

Depois de quarenta anos caminhando, viram a Terra Prometida!

Nós também vencemos muitas barreiras e nos encontramos diante de um novo ano, repleto de possibilidades e realizações. Dia após dia ele vai se desenrolar ao alcance de nossas mãos. Compete-nos ter a certeza de que nossa "Terra Prometida" será conquistada a cada momento.

O que esperaria Josué e todo o povo de Israel do outro lado do rio Jordão? Da margem onde se encontravam, só podiam ver o grande obstáculo. Precisavam atravessar o rio.

Hoje, olhando para frente, só podemos esperar...

DEUS revelou um caminho para seu povo. A Arca da Aliança passaria adiante e não poderiam perder de vista o seu trajeto. Nela, estavam contidas as evidências de que o mesmo que fizera a vara de Arão brotar, que escrevera com Seu dedo as leis para seu povo, que trouxera alimento dos céus para suprir aquela nação, continuaria sustentando-os.

Olhamos à nossa volta e não encontramos a arca. Contudo, a evidência da maior aliança está sempre à nossa frente apontando o caminho. ELE é o caminho que vamos trilhar nesta nova empreitada, JESUS CRISTO!

Nunca experimentamos viver neste Novo Ano. Os acontecimentos poderão nos surpreender ou nos amedrontar. JESUS já conhece cada lugar, cada espaço, cada instante. ELE é DEUS, é o Senhor do tempo! Isto nos encoraja a continuar sobre os seus passos. Na Cruz do Calvário ele aplanou nossa estrada.

JESUS CRISTO está à nossa frente. Vamos caminhar...

Mírian Pinheiro

Oração:

Senhor DEUS, meu Pai, as expectativas para este Novo Ano são muitas. Meus projetos estão esperando uma realização nova e surpreendente. Eu quero contar com sua poderosa presença. Em Nome de JESUS CRISTO, amém!