segunda-feira, 19 de julho de 2010

SETE CONSELHOS SOBRE O DINHEIRO

 

Muitos problemas que as famílias estão enfrentando hoje estão relacionados

à questão das finanças.

Lares estão sendo desfeitos com a idéia de que é incompatibilidade, falta de comunicação, interferência dos pais, entre outros assuntos.

Mas, verdadeiramente, o problema é o dinheiro – e não necessariamente a falta de dinheiro, senão a falta de administração das finanças.

Na nossa devocional de hoje quero abordar o assunto de forma simples e clara. Sem rodeios. Quero apresentar-lhes sete conselhos importantes na vida de todos aqueles que demonstram a firme disposição de administrar as suas finanças.

 

1. Relacione os seus compromissos e os honre. Se não pode pagar, não faça nova despesa. Pague uma dívida de cada vez, evitando acumular dívidas. Viva com o que você tem. Aprenda a combinar roupas.

 

2. Antecipe pagamento de dívidas. Se você tem dívida, no mês que sobrar dinheiro, amortize as dívidas à frente, e assim evitará mais juros – além do benefício de menor pressão e stress.

 

3. Não gaste por conta. Comprometer o salário a receber é como contar com os ovos antes da galinha... Tenha em mãos antes de gastar.

 

4. Não faça dívida nova. Junte para comprar à vista, com desconto, ou separe e aplique para pagar as parcelas – se você for disciplinado.

 

5. Aprenda a viver satisfeito com o que tem. Quanto mais televisão você assiste, mais você gasta. Os meios de comunicação usam o método da repetição. Repetição produz ação. Quanto mais propaganda você vê, mais você gasta. Quanto mais for a uma loja, mais você compra.

 

6. Considere a possibilidade de fazer uma mudança radical no seu estilo de vida. Assuma o compromisso de mudar seu estilo de vida. Não use roupas de grife.

 

7. Não desista! Persevere e você vai acertar a sua vida financeira.


PENSAMENTO
     Deus pode capacitar-nos para administrarmos de maneira sábia nossos bens.


ORAÇÃO
     Senhor, quero ser um fiel mordomo de todos os bens que Tu tens permitido que eu possua. Em nome de Jesus, amém.


LEITURA
     I Coríntios 7:25-40 – I Reis 21 – Amós 5

Pr.Lázaro Aguiar Valvassoura