sexta-feira, 16 de julho de 2010

É PRECISO DISCIPLINAR A CRIANÇA?

"De fato tenho sido mau desde que nasci, desde o dia do meu nascimento tenho sido pecador" (Sl.51:5).

 

A natureza de uma criança é boa ou má?

A criança nasce com a tendência para o mal?

Ou toda a criança, como dizem os humanistas, nasce boa, e a sociedade é que a corrompe?

São muitas as teorias, mas uma só a verdade bíblica: todo homem nasce pecador, pois, quando foi concebido, já recebeu dos seus pais o pecado como herança.

Segundo a Bíblia, toda criança nasce pecadora, porque faz parte da corrosão humana, como conseqüência do pecado de Adão, essa genética maligna e maléfica, que é o pecado.

A criança não nasce boa: aquela carinha inocente já tem dentro dela uma semente de rebelião.

Diz Provérbios 22:15: "A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela".

A correção bíblica não é optativa, pois, de acordo com Provérbios 29:17, "Corrige o teu filho, e te dará descanso; dará delícias à tua alma".

"Corrige" é um imperativo.

Não está dizendo que há crianças que não precisam de correção.

É um engano tremendo.

Há crianças que não precisam da mesma correção que a outra precisa, mas todas precisam de correção – o que irá variar será a freqüência e a intensidade.

O cristão não deve se deixar seduzir por afirmações que querem gerar irresponsabilidade espiritual – como aquelas que transformam os pais que disciplinam seus filhos em carrascos e malfeitores...

"Pv.29:17ª Corrige o teu filho, e te dará descanso". Se você usou todos os métodos de correção, e ele amanhã estiver na rebelião, você tem o descanso, porque fez a sua parte, fez o que a Bíblia manda fazer; porque até quando dependeu de você, trouxe-o para a igreja, corrigiu seus maus hábitos, orientou seus desvios.

E quando ele chegou a ser homem e fez uma opção, que não é a que você planejou para a sua vida, você tem o descanso do Senhor na Sua promessa.


PENSAMENTO
     É preciso, sim, disciplinar a criança.


ORAÇÃO
     Deus, dá-me da Tua sabedoria para que eu possa cumprir com o privilégio que Tu me destes ao entregar-me um de Teus tesouros para cuidar. Em nome de Jesus, amém.


LEITURA
     I Coríntios 5 – I Reis 18 – Amós 2:1–3:2

Pr.Lázaro Aguiar Valvassoura