quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".Hb.4:12

 

 A Bíblia é o Livro de Deus, escrito por homens movidos pelo Espírito Santo.

É a espada do Espírito. Alguém já disse: "Suas doutrinas são santas, seus preceitos são obrigatórios, seus relatos, verídicos e suas decisões são imutáveis. Leia para que te tornes sábio, crê nela para que fiques seguro e pratica-a para que sejas santo. Ela contém luz para orientar-te, alimento para sustentar-te e consolo para animar-te. É o mapa do viajante, o bordão do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e a carta magna do crente".

O que representa a Bíblia para nós, cristãos?

1. É a semente incorruptível. Ela regenera (dá vida): "pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente" IPe.1:23. Deve ser recebida com humildade: "Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas" Tg.1:21.

 

2. É um espelho. Revela nossa própria condição: "Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto natural" Tg.1:23.

 

3. É alimento para a alma. É leite para as crianças: "desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação" IPe.2:2. É pão para os famintos: "Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná... para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor..." Dt.8:3. É carne para os adultos: "...assim vos tornastes como necessitados de leite, e não de alimento sólido... Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal" Hb.5:12-14.

Nazareno

PENSAMENTO
A Bíblia é a Palavra de Deus.

ORAÇÃO
Senhor, obrigado pela Tua Palavra que é luz para o meu caminho. Em nome de Jesus. Amém!