quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Encontro com Deus

Nada com que se preocupar

 

Não ter o suficiente – essa deve ser a ultima coisa com a qual precisamos nos preocupar. Nosso cálice transborda de bênçãos.

Deixe-me fazer uma pergunta – uma pergunta crucial. Se a concentração exagerada nos diminutos bens materiais leva à inveja, o que aconteceria se nos concentrássemos nos bens intermináveis? Se a percepção daquilo que não temos provoca ciúme, será que a percepção do que temos em abundancia produzirá contentamento?

Façamos uma tentativa para ver o que acontece. Vamos dedicar uns poucos parágrafos a algumas bênçãos que, de acordo com a Bíblia, transbordam em nossas vidas.

"Mas onde aumentou a pecado, transbordou a graça" (Rm.5:20). No texto, o verbo transbordar significa ter em excesso, em abundancia, ter uma porção excelente. Será que os peixes do Pacifico se preocupa, com o dia em que o oceano vai ficar sem água? Não. Por quê? O oceano possui água em abundancia. Será que a cotovia fica ansiosa por encontrar espaço no céu para voar? Não. O céu possui espaço em abundância.

Será que o cristão deveria preocupar-se com o dia em que o cálice da misericórdia esvaziará? Ele pode sentir-se assim. É possível que ele esteja ciente da graça abundante de Deus. E você? Está ciente de que o cálice que Deus lhe dá transborda de misericórdia? Ou está com medo de que seu cálice esvazie, que sua garantia expire? Está com medo de que seus erros sejam grandes demais para receber a graça de Deus?

Gostaríamos muito de saber se o apostolo Paulo sentiu o mesmo medo. Antes de ser Paulo, o apostolo, ele era Saulo, o assassino. Antes de encorajar cristãos, ele os assassinava. Como seria conviver com esse pecado? Será que ele conheceu crianças que ficaram órfãs por sua causa? Será que o rosto delas o atormentava durante o sono? Será que Paulo chegou a perguntar: "Deus é capaz de perdoar um homem como eu?".

A resposta para a pergunta de Paulo, e para a nossa, encontra-se na primeira carta que ele escreveu a Timóteo: "[...] a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus".(ITm.1:14)

Deus não é parcimonioso quando oferece graça. O cálice que você, leitor, tem em mãos pode estar com as reservas baixas ou remendado, mas transborda de misericórdia. Talvez você não tenha uma casa enorme com piscina, mas tem perdão suficiente. "[Deus] dá de bom grado o seu perdão"(Is.55:7). Seu cálice transborda de graça.

E se ele transborda de graça, transborda de esperança. "Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança Nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo"(Rm.15:13)

 

Max Lucado