quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus

"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus".ICo. 1:18.

 

Há mais quatro pontos de influência da Cruz que ainda queremos ressaltar: A Cruz e a Substituição "10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. 12 Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14 Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito". Gl 3:10-14).

Conforme descrito em Dt 21:23 "O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o SENHOR teu Deus te dá em herança.", e confirmado pelo apóstolo Paulo, "maldito todo aquele que for pendurado em madeiro".

Cristo fez-Se maldição em nosso lugar. Ele trouxe para Si a responsabilidade de nossos pecados, e substituiu-nos no "pagamento" de nossa dívida. Por causa do ato redentor de Jesus, podemos usufruir das bênçãos herdadas de Abraão, e receber o Espírito Santo.

A Cruz e a Perseguição (Gl 5:11; 6:12). Paulo afirma-nos que a Cruz é "escândalo" para aqueles que não aceitam o sacrifício de Cristo como suficiente para a remissão dos pecados.

E, por crer que a salvação dá-se pela graça, pelo favor imerecido de Deus para conosco, Paulo sofreu perseguição por parte dos que criam que a salvação é concedida através do cumprimento da Lei – representado, nos versículos citados, pelo ato da circuncisão, prática dos judeus.

A Cruz e a Santidade (Gl 5:24). A Cruz é o fundamento e o meio da nossa santificação.

Assim como Cristo é nosso exemplo, devemos dar testemunho de nossa nova vida, crucificando a carne "com as suas paixões e concupiscências". A Cruz e o Mundo (Gl 6:14).

Disse Tomé: "Se eu não vir o sinal dos cravos, não creio". O mundo diz para a igreja: "Ao menos, que eu veja o sinal da morte de Cristo". A Cruz é testemunho para o mundo do sofrimento de Cristo como substituição do nosso sofrimento. A influência da Cruz se faz sentir sobre o mundo todo – e assim deveria ser, pois nela ocorreu o derradeiro momento da humanidade: Jesus derramou o Seu sangue para resgatar a ligação do homem com Deus.

NAZARENO

 

PENSAMENTO
A Cruz é "escândalo" para os que não aceitam o sacrifício de Cristo.


ORAÇÃO
Senhor, a Cruz é o meio para eu me santificar e é ela que é o testemunho para o sofrimento. Obrigado por ela. Louvado seja o Teu nome. Amém.