domingo, 8 de agosto de 2010

RELACIONAMENTO COM OS AMIGOS

"Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão" (Pv 18:24). A amizade é uma bênção de Deus. Um pastor amigo diz que os amigos são a provisão de Deus para nossa solidão. Não é bom que o homem esteja só, não só no sentido conjugal, mas também no fraternal. A Bíblia nos dá uma idéia sobre amizade: "Quem tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigos mais chegados que um irmão". Todo casal precisa de um círculo de amigos. Vou compartilhar algumas coisas que tenho aprendido no relacionamento que minha esposa e eu temos tido com nossos amigos.

1. Pontos em comum. Temos de ter amigos que tenham a mesma fé, que acreditem no que acreditamos, pois, quando nos misturamos com eles, misturamos também nossos hábitos e nossas famílias.

2. Coração aberto a novos relacionamentos. Uma expressão de maturidade é termos amigos de muito tempo, mas também de sermos capazes de adicionar novas amizades a esse rol.

3. Os limites da intimidade. Devemos ser íntimos, mas essa intimidade não pode nos levar a perder o respeito um pelo outro.

O grande problema das amizades muito chegadas é que começamos a descobrir os defeitos uns dos outros, e há pessoas que não são capazes de continuar se respeitando, mesmo sabendo que nosso tesouro está em vaso de barro – e barro de má qualidade.

Não sei o hábito que você tem, mas, precisamos aprender a respeitar o universo individual dos amigos.

Não devemos ser muito constantes na casa deles, ou vão acabar se enfadando de nós.

Não podemos manipular o amigo para que fique igual a nós.

Aliás, ele é seu amigo, pois é capaz de lhe dizer verdades que nenhuma outra pessoa tem coragem de dizer.

Amigo verdadeiro é aquele que compreende, não agride, não revela a fraqueza, não se aproveita de momentos de fragilidade, mas torna-se um sacerdote na defesa do outro diante das lutas e pressões da vida, apoiando, aconselhando, falando a verdade em amor, interpondo a graça de Deus nos momentos necessários.

PENSAMENTO
     Amigo é amigo em todas as horas.


ORAÇÃO
     Senhor quero conhecer amigos que me ajudem e possam dar-me oportunidade para expressar amizade a eles. Por Jesus, amém!


LEITURA
     2 Coríntios 10 – 2 Reis 23:35–24:20 – Habacuque 1

Pr.Lázaro Aguiar Valvassoura