terça-feira, 26 de janeiro de 2010

EDUCADOS POR DEUS

 

"Porque Deus revelou a sua graça para dar salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonar a vida descrente... para vivermos neste mundo uma vida controlada, correta e dedicada a Deus" (Tt.2:11-12).

 

A expressão "educando-nos" chamou minha atenção ao reler as cartas pastorais a Timóteo, Tito e Filemom.

Educar significa disciplinar, treinar, ensinar, adestrar, catequizar.

Paulo, neste texto, afirma que a graça de Deus foi derramada sobre nós com o propósito de nos educar.

Todos trazemos desígnios vindos desde nossos pais Adão e Eva, de modo que o pecado foi nos corrompendo e deseducando, de geração em geração.

Mas um dia a graça de Deus nos chegou através de Jesus, manifestando-se salvadora, educando-nos e trazendo-nos de volta aos pés de Quem nunca deveríamos ter saído – e começamos de novo a aprender.

Esse processo da graça que educa deve pôr em nossos corações uma tranqüila expectativa pela volta de Jesus, a nossa bendita esperança.

Qual é o resultado dessa graça que nos educa?

O que produziu essa graça que cantamos e falamos, para fazer de nós pessoas diferentes no presente século?

Paulo aconselha Tito a dar exemplo a homens, mulheres, jovens, pastores e servos educados e resgatados pela graça, separados do mundo como povo exclusivo de Deus, zeloso de boas obras, e que deveriam viver no presente século de maneira justa, sensata e agradável a Deus.

Esta graça nos educa para vivermos de maneira piedosa, aguardando a volta de Jesus Cristo.

Mas, enquanto Ele não vem, andemos na luz como Ele está na luz, caminhando com Ele em seriedade, não brincando de igreja e de religião, mas aplicando a graça no coração; graça que regenera, restaura, santifica e nos mantém em pé.

Enquanto essa graça nos impulsionar, continuaremos a ser povo exclusivo de Deus, zeloso de boas obras.

Você tem sido educado por Deus?

Ele tem educado e corrigido suas emoções momentâneas, carnais, e tem feito de você um homem, uma mulher, um jovem, pessoa madura em Cristo Jesus?

Aqueles que já são maduros, que sejam discipuladores e educadores com Deus.

Que essa palavra caia em terra boa e produza reflexão, e leve-nos a buscar uma vida mais perto de Deus e mais longe de nós mesmos: no centro da vontade de Deus!

PENSAMENTO
     A graça alivia a alma.


ORAÇÃO
     Em quero, Senhor, ser educado por Ti, para que minhas emoções momentâneas manifestem maturidade em minha vida cristã. Em Cristo, amém!


LEITURA
     Lucas 19:28-48 – Gênesis 34 – Salmos 26

Pr. Lázaro Aguiar Valvassoura