segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Orai sem cessar. - Não extingais o Espírito.

ITss 5:12-22 "12 E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; 13 E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. 14 Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. 15 Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. 16 Regozijai-vos sempre. 17 Orai sem cessar. 18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 19 Não extingais o Espírito.20 Não desprezeis as profecias. 21 Examinai tudo. Retende o bem. 22 Abstende-vos de toda a aparência do mal."

 

Esse texto nos fornece vários preceitos que servem como alicerce para nossa vida espiritual. No entanto, de todas essas maravilhosas palavras do apóstolo Paulo, daremos ênfase somente a dois versículos para a nossa meditação: "Orai sem cessar" (v.17) e "Não apagueis o Espírito" (v.19). O que é âncora? É um instrumento de ferro que serve para segurar o navio, quando necessário. É um verdadeiro símbolo de esperança. A oração é o meio de graça mais importante para as nossas vidas espirituais. Jesus era um homem de oração: levantava de madrugada para orar; passou quarenta dias e quarenta noites em jejum e oração. Ele forneceu-nos o exemplo – Ele que era o próprio Deus – de submissão ao Pai. Quanto mais nós, que vivemos num mundo de tantas necessidades, devemos ser submissos a Deus. "Orai sem cessar"! Será que isto quer dizer passar o dia todo em oração sem fazer outras atividades? Não! Pelo contrário! Tenha uma vida que seja uma oração diária. Os apóstolos eram homens de oração. Quando viram que a igreja crescia, resolveram organizar uma junta e disseram: "e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra" (At 6:4). Queremos sempre receber as bênçãos de Deus, mas será que estamos preenchendo os requisitos para tomarmos posse destas bênçãos? Como está a nossa vida de oração? Como está a nossa comunhão com Deus? Como vai a sua vida de oração? É uma simples rotina ou é um meio de comunicar-se com Deus, sem o qual a sua vida espiritual vai morrer aos poucos? Será que estamos esquecendo a palavra mágica – Amém – precedida de uma oração fervorosa e sincera?

Nazareno

PENSAMENTO
A oração é meio de graça para minha vida espiritual.


ORAÇÃO
Pai, meu desejo é comunicar-me contigo a cada momento para que cresça espiritualmente. Em nome de Jesus, amém.

O Senhor ia adiante deles, durante o dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho...

"O Senhor ia adiante deles, durante o dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho... durante a noite numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite" Êx.13:21.

 

É extraordinário como Deus cuida do Seu povo.

A saída do Egito foi algo extraordinário.

Deus o libertou das mãos de Faraó.

Mas agora, longe da escravidão do Egito, uma nova etapa se iniciava.

E Deus continuava a cuidar de Seu povo em todas as situações.

1.      Coluna de Nuvem. O povo andava no deserto, sob um calor causticante. Mas o Senhor lhes trouxe sombra. A sombra representa para nós o descanso que devemos ter no Senhor. O Salmista confirma:

"O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio"Sl 91:1-2. Em Is 41:13, o próprio Deus nos promete: "Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, que eu te ajudo". Lemos em At 5:15 que até a sombra de Pedro curava enfermos, tal o Poder que emanava dele: "a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles". Portanto, em meio às dificuldades do deserto, lá estava o Senhor com Sua mão para conceder proteção ao Seu povo. Deus não nos tirou do Egito – do mundo – para deixar-nos no deserto.

Ele cuida de nós. No calor das provações, Ele envia-nos a Sua sombra para que possamos descansar. Sua sombra é refúgio, Sua sombra é proteção Salmo 23.

2.      Coluna de Fogo. A coluna de fogo surgia para guiá-los à noite. Representa, para nós, poder, purificação, unção. O fogo também simboliza o aquecimento que a presença do Senhor nos proporciona.

O nosso Deus é fogo consumidor. Alegremo-nos, pois somos Seu povo, e Ele "não é homem para que minta", Ele cumpre a Sua promessa: "Não temas, que eu te ajudo".

Nazareno

PENSAMENTO
Deus sempre cuida do Seu povo.


ORAÇÃO
Pai, sou grato por Teu cuidado em cada momento da minha vida. Em nome de Jesus, amém.