sábado, 12 de junho de 2010

A DISTRIBUIÇÃO DOS DONS

"Ao cumprir-se o dia de Pentecoste, estavam reunidos no mesmo lugar. E de repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles línguas como fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem" (At.2:1-4).

 

Esta expressão "todos ficaram cheios do Espírito Santo" não deixa margem alguma a qualquer contradição – porque alguns acham que o Espírito Santo viria ou vem somente sobre a classe da liderança da Igreja (pastores, presbíteros, missionários, mestres e apóstolos).

Não! O texto é claro e, antes de mais nada, é importante entender que naquela época a Igreja ainda não estava classificada em ministérios.

Era um ajuntar de irmãos sem títulos, nenhum era presbítero, ninguém era diácono (o diaconato foi instituído no capítulo 6 de Atos, e os presbíteros começaram a ser nomeados nas viagens missionárias do Apóstolo Paulo).

Até então não havia nenhum adjetivo que qualificasse nenhuma função entre os membros do corpo.

Todos eram membros do Corpo de Cristo.

O derramar do Espírito o Senhor começou a distribuir de uma maneira equilibrada e objetiva os dons para o serviço.

Lemos ICo.12:7, que o Espírito distribui o seu dom como Lhe apraz, para quem Ele quer.

E tem sempre um objetivo: "visando um fim proveitoso".

A Igreja precisa de crentes cheios do Espírito e com seus dons definidos, a fim de que o corpo seja saudável.

São diversos os tipos de pessoas, são diferentes as suas necessidades, mas, um só Deus distribui diferentes dons do Espírito, para que todos sejam edificados.


PENSAMENTO
     A Igreja precisa de crentes cheios do Espírito Santo e com seus dons definidos.


ORAÇÃO
     Senhor, que o Teu Espírito venha de repente na minha vida e que eu descubra o dom que o Senhor tem para mim. Em Teu nome. Amém.


LEITURA
     Marcos 1:1-20 – 2 Samuel 2:1–3:1 – Daniel 1

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura