quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ATÉ QUANDO, SENHOR?

Temos ouvido, ultimamente, notícias trágicas: rapaz mata pais, irmã e avós; chuva desabriga centenas de pessoas; ajudante de padeiro foi fuzilado; gangue fez uma família de reféns.

 

Em nosso meio, tragédias de cunho menor tem amargurado vários corações.

 

Lendo e ouvindo tudo isto vêm-nos à mente a pergunta de Isaías: "Até quando?"(Is.6:11).

 

Deus, nunca prometeu isentar-nos do sofrimento.

 

Quando estudamos a Sua Palavra descobrimos que muitos dos seus servos passaram, literalmente, "pelo vale da morte".

 

Alguns experimentaram mortes violentas, o caso de Estevão; outros sofrimentos que vão além da compreensão humana, o caso de Jó; não poucos, passaram por perseguições quando eram justos e honestos, tal qual Elias.

 

Assim, aprendemos que os problemas e sofrimentos não são desconhecidos aos olhos de Deus e que até os Seus filhos mais dedicados passaram por eles.

 

O que podemos aprender é que o Senhor aproveita as tragédias da vida para manifestar o Seu grande amor, demonstrar o Seu cuidado, e assim, cumprir os Seus inescrutáveis propósitos.

 

A trágica morte de Estevão avivou o evangelismo na igreja primitiva.

 

Os tremendos sofrimentos de Jó falam-nos das recompensas e da bondosa mão de Deus sobre os que nEle confiam.

 

As provações de Elias mostram-nos segurança, sabendo que os que fazem a vontade do Senhor "subirão à Sua presença em carruagens de fogo"!

 

Até quando, Senhor? Eu também faço esta pergunta.

 

A diferença entre as nossas perguntas e as do mundo sem Deus é que nós sabemos onde está a resposta, e eles não!

 

Sabemos que, "Quem manda no futuro" tem até os "cabelos da nossa cabeça" contados; e está sempre ao nosso lado a dizer: "Eu o Senhor, te tomo pela tua mão direita e te sustenho" (Is.41:13).

 

Até quando? Não sei. Uma coisa sei, é que o Senhor Jesus prometeu: "Eis que estou convosco todos os dias..." e por isso, dou glórias a Deus.


PENSAMENTO
     Em meio as aflições, Deus está conosco.


ORAÇÃO
     Senhor, nas lutas de cada dia, confiamos no poder do Teu braço forte e também da Tua consolação, Em Cristo, amém.


LEITURA
     Efésios 5:1-20 – Ezequiel 14-15 –Isaías 44

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura

MINISTROS PÓS-MODERNOS – II



"
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme..." (Rm 12:2).

Ontem falamos sobre a idéia de sempre estarmos atentos aos ensinos do Senhor.

Abordamos o tema de como os ministros da era pós-moderna devem estar atentos para os dias que estamos vivendo.

Hoje queremos concluir este assunto apresentando mais dois quesitos importantes:

1. Os cuidados prometidos não falham "24 Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. 25 Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos? 26 Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se. 27 O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. 28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. 29 Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. 30 E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. 31 Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. 32 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus." (Mt.10:24-33).

 Estas são palavras de estímulo do próprio Cristo aos Seus discípulos do passado, do presente e do futuro.

Em todos os tempos a certeza que nos é dada é que o Senhor cuida da sua Igreja, dos cristãos, das circunstâncias.

Não somos enviados... e desamparados!

2. As lutas sempre serão cercadas de vitória "34 Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; 35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; 36 E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. 37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. 38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. 39 Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á 40 Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. 41 Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. 42 E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão." (Mt.10:34-42).

Às vezes as lutas vêm de onde menos esperamos: "E assim os piores inimigos de uma pessoa serão os seus próprios parentes" (Mt.10:36).

Mas Cristo continua do nosso lado.

No entanto, Ele exige exclusividade do amor: "Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor" (Mt.10:37).

Desse modo, a Cruz – a morte para o pecado e as coisas deste mundo – é a única opção do servo. "Não serve para ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar" (Mt.10:38).

Na matemática do Reino, os que perdem, ganham: "Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira" (Mt.10:39).

O galardão de cada um de nós será conforme o tamanho da nossa consagração, conforme escrito: "Quem receber um profeta, porque este é profeta, terá uma parte da recompensa dele; e quem receber uma pessoa boa, porque ela é boa, terá uma parte da recompensa dela" (Mt.10:41).


PENSAMENTO
     Deus precisa de você, disponha-se!


ORAÇÃO
     Senhor, quero me colocar à Tua disposição para cumprir de forma clara a Tua preciosa vontade. Em nome de Jesus Amém.


LEITURA
     Efésios 4:17-32 – Ezequiel 12-13 – Isaías 43

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura