quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

21.01.11-“(...) Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos,

21.01.11-"(...) Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudem as vossas vestes. Levantemo-nos e subamos a Betel, onde farei um altar a DEUS que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho por onde andei". Gn.35: 2 e 3

Dia de Adoração

Jacó tinha um referencial de vida que o possibilitava a olhar para o passado e ver a atuação de DEUS em sua história. Muitas situações lhe haviam sido desfavoráveis desde o seu nascimento. Dentro da sua cultura, o primogênito tinha direito a regalias e todos almejavam. Ele, por um período de tempo muito curto, tinha perdido todas elas. Seu irmão gêmeo Esaú nascera primeiro. Isso trouxe ao seu coração um inconformismo muito grande, a ponto de lhe fazer propor uma troca dessa bênção por um prato de lentilhas. A partir daí, foram muitas as situações que o levaram a ter atitudes que o afastavam cada vez mais de DEUS. Mesmo assim, ele O reconhecia em sua história, e, sabia que precisava da continuidade dessa interferência para que tivesse sucesso. Esses comportamentos errados de Jacó tinham trazido, à sua vida, inúmeras conseqüências desastrosas, levando-o a andar errante, sempre fugindo do seu irmão. Foi nesse período de angústia que ele verificou a presença de um DEUS que santificava o seu caminho. Chegou um momento onde ele reconheceu que precisava erguer um altar para que servisse de memorial, para ele e para sua descendência. Esse altar serviria para que reconhecesse que, naquela situação, DEUS estava presente, trazendo alívio e segurança naquele momento oportuno.

Olhe para sua história passada. Você há de reconhecer a presença de DEUS em cada instante vivido. Procure nos detalhes, e, agora, veja nas grandes coisas. DEUS sempre esteve presente, desde o momento da sua concepção, até agora. Não é uma presença qualquer, é sim atuante porque Ele tudo pode. 

Ao invés de pararmos nosso caminhar nesse dia, as lembranças da interferência de DEUS em nossa história terá que nos arremeter para um dia vitorioso. Não existe nenhum problema que possa ser maior do que a capacidade do nosso DEUS em intervir. Podemos reconhecer a atuação de DEUS nessa situação. O socorro bem presente já chegou.

Mirian Pinheiro

 

Oração

Senhor DEUS, é bom reconhecê-Lo em cada momento da minha vida. Eu já posso ver esse dia cheio da Sua presença, porque ela é real.

Não existirá nenhuma situação que trará perturbação no meu coração. Eu sei que a semelhança com o meu Pai será vivida por mim nesse dia.

Eu creio, em Nome de JESUS CRISTO, amém!