quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim

Bartimeu clamou e teve duas atitudes fundamentais para que um clamor seja ouvido:

 

1."Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim" Mc 10:47b.

Em outra versão da Bíblia lemos: "Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de mim". Compaixão é uma forma superlativa de amor. Deus é amor e tem piedade das nossas necessidades. Ele não ignora a nossa dor; ao contrário, Ele age a nosso favor com amor. O próprio Cristo nos diz: "Clama a mim - levante um clamor- e eu te responderei" Jr 33:3. Quando nós clamamos, o coração de Deus se condói. "Ele tomou sobre si todas as nossas dores e enfermidades" Is. 53:4. Dor é emocional e enfermidade é patológico. Deus sabe a diferença entre a dor no corpo e a dor na alma. Foi por isso que o cego implorou por compaixão. Deus se condói dos nossos sofrimentos, pois Ele sabe o que é padecer. Ele conhece as dores da alma.

2. Perseverança. As pessoas diziam para Bartimeu se calar, mas ele gritava cada vez mais. O seu clamor era cada vez mais intenso. "Jesus, veja a minha miséria." Nós clamamos para que o coração de Deus se mova na necessidade alheia. Uma das palavras mais usadas na Bíblia é misericórdia – por causa dela fomos salvos. Bartimeu calmou por um ato de misericórdia (qualidade que faz parte dos atributos do caráter de Deus). É o que, nos EUA, o governador pode ter no momento da pena de morte, can-celando a pena do réu. É isto que Bartimeu fez: pediu misericórdia. "Então Jesus parou" Mc.10.49. Deus pára quando alguém O chama. Assim também ocorreu com Zaqueu: mesmo tendo dinheiro, nome, ele não tinha altura para ver Jesus – por isso sobe numa árvore.

Jesus parou debaixo da árvore em que ele estava.

Jesus parou para ouvir o cego, o ladrão... e você!

Talvez o seu melhor amigo não tenha tempo para você, talvez o seu pastor não tenha tempo para você, mas Jesus tem tempo para você!

No meio de milhões de orações que são ditas por minuto, Jesus sabe qual é a minha oração e, mesmo no meio da multidão, ele me atende numa entrevista particular.

Nazareno



PENSAMENTO
Deus pára quando alguém O chama.

 

ORAÇÃO
Obrigado, Senhor, por saber que Tu atendes o meu clamor e que tem tempo em Tua agenda para ouvir-me. Em nome de Jesus, amém!