quinta-feira, 24 de novembro de 2011

vencer o mal com o bem

Não podemos ser uma igreja mercantilista, nem egoísta.

Muitas outras coisas poderíamos listar em referência aos cuidados, perigos e armadilhas aos quais a Igreja deve estar atenta.

Entretanto, é mais importante "vencer o mal com o bem" Rm 12:2).

 

 Em lugar de apenas reforçar o lado negativo – ele é importante, pois devemos alertar sobre os desvios da verdade – faço cinco afirmações de características de uma igreja genuína, a partir de uma reflexão em At 4:32-35 "E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha".

1. Igreja unida. Um povo de um só coração. Não podemos perder os vínculos de fraternidade, de compromisso, de batalha; sem divisão, partidarismo, ou críticas.

2. Igreja altruísta. "Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía, tudo porém lhes era comum." Preocupação com o bem estar do próximo.

3. Igreja com autoridade espiritual. "Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus." A autoridade espiritual vem da igreja praticar o que prega.

4. Vidas cheias da graça do Espírito Santo. "Em todos eles havia abundante graça". Vida cheia do Espírito Santo é vida que reconhece a graça de Deus em todas as coisas; os crentes tem que reconhecer que eles têm muito mais do que necessitam ou merecem.

5. Igreja que vive o ministério da consagração total. A igreja desprendida das coisas aqui da terra, "que pensa nas coisas do alto" – eles foram capazes de renunciar a tudo, depositando aos pés dos apóstolos. Uma Igreja genuína tem padrão bíblico. Mas precisa de homens e mulheres com coragem para praticá-lo.

Nazareno


PENSAMENTO
É preciso coragem para seguir os padrões bíblicos.


ORAÇÃO
Senhor, aviva em nossos corações o desejo de sermos uma Igreja genuína, conforme os Teus padrões. Em Cristo, amém!