quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Entre vocês o mais importante é aquele que serve

"Entre vocês o mais importante é aquele que serve" Mt.23:11.

 

Ser servo é obedecer sem questionar. Como servos, precisamos deixar um testamento para a geração vindoura.

O que podemos deixar? A Palavra, nosso Manual de Instruções, ensina-nos claramente que características devemos ter para sermos servos do Senhor e uns dos outros.

Vamos retirar alguns princípios do texto em I Samuel 12.

Caráter: "Agora, pois, eis que tendes o rei à vossa frente. Já envelheci e estou cheio de cãs, e meus filhos estão convosco; o meu procedimento esteve diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje" ISm.12:2.

Transparência: "Eis-me aqui, testemunhai contra mim perante o Senhor, e perante o seu ungido: De quem tomei o boi? de quem tomei o jumento? a quem defraudei? a quem oprimi? e das mãos de quem aceitei suborno para encobrir com ele os meus olhos? E vo-lo restituirei" ISm.12:3.

Reconhecimento dos de fora: "Então responderam: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem tomaste coisa alguma da mão de ninguém" ISm.12:4. Responsabilidade: "Agora, pois, ponde-vos aqui, e pleitearei convosco perante o Senhor, relativamente a todos os seus atos de justiça, que fez a vós outros e a vossos pais" ISm.12:7.

Autoridade Espiritual: "Não é agora o tempo da sega dos trigos? Clamarei, pois, ao Senhor, e dará trovões e chuva; e sabereis e vereis que é grande a vossa maldade, que tendes praticado perante o Senhor, pedindo para vós outros um rei. Então invocou Samuel ao Senhor, e o Senhor deu trovões e chuva naquele dia; pelo que todo o povo temeu em grande maneira ao Senhor e a Samuel" ISm.12:17-18.

Compaixão: "Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito" ISm.12:23.

PENSAMENTO
Você é servo? Então não questione!


ORAÇÃO
Amado Senhor, faz-me a cada dia entender que Tu és meu Senhor. Por Jesus, Amém.