sábado, 30 de outubro de 2010

COMO JESUS ROMPE BARREIRAS


Nicodemos deve ter sido um dos convidados das bodas de Caná da Galiléia, onde Jesus realizou Seu primeiro milagre – e certamente bebeu do vinho que fora transformado por Jesus.

Na seqüência do texto de João 3, ele procura a Jesus na calada da noite.

Como grande revolucionário que Jesus foi – e ainda é – Ele rompeu com alguns preconceitos, na época, conforme podemos aprender com este texto:

 

1. Jesus rompe os preconceitos intelectuais (Jo.3:1-2). "Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele." Ele aceitava as pessoas com os seus pensamentos e sabia lançar a semente da esperança no coração de todas as pessoas. Jesus responde o que o homem precisava saber.

 

2. Jesus rompe os preconceitos existenciais (Jo.3:3-4). "Jesus respondeu: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos perguntou: Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?"

 

3. Jesus rompe os preconceitos da lógica (Jo.3:5). "Jesus disse: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito."

 

Jesus não deixa este homem com fome, com sede, nem com ques-tionamentos e lhe faz a maior declaração de todo o Evangelho: "Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo.3:16).

Nicodemos aprendeu o que era "nascer de novo" – ele se transforma em discípulo do Senhor Jesus.

Isto nos ensina que Deus está interessado nos nossos questionamentos.

Ele dá atenção para quem precisa de atenção.

Deus não levanta muros, Ele derruba; Ele não levanta barreiras, mas as derruba.


PENSAMENTO
     Deus dá atenção para quem precisa de atenção.


ORAÇÃO
     Senhor, obrigado pelo Teu filho que sempre vislumbrou mudanças no mundo caótico que vivemos. Amém!


LEITURA
     1 Timóteo 2 – Isaías 34-35 – Salmos 119:65-96

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura