sexta-feira, 2 de abril de 2010

SANTIDADE COMO CONDIÇÃO DIVINA

("Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós." Js.3:5).

 

Esta exortação prenuncia as maravilhas de Deus no meio do Seu povo.

Santificação sempre foi e será a condição divina.

Em (Hb 12:14 "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor"), encontramos a mesma exigência como condição para se entrar no céu.

Em (ITs 4:3 "Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição"), o assunto é colocado como vontade de Deus, em termos de soberania.

Por que Deus condiciona as bênçãos do amanhã à consagração de hoje?

1. Hoje é oportunidade de preparação. Em todo o mundo, as melhores oportunidades são para os que estiverem melhor preparados. Já ouvimos que "o futuro pertence aos mais preparados". O hoje de Deus é a oportunidade de preparação. Como Deus poderá fazer maravilhas no amanhã de alguém que não teve um hoje de preparo? A exortação da Palavra é: "Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações..." – "Prepara-te ó Israel, para te encontrares com o teu Deus!".

2. Amanhã é oportunidade de ação. Foi assim que Deus falou a Josué. Tudo era enigmático para o servo de Deus. Tinha em suas mãos um povo insubmisso e instável, e era sua responsabilidade levá-los à Terra Prometida. O homem a quem ele sucedia era uma figura admirável e até lendária para o seu povo. Mas Deus colocava um amanhã cheio de promessas diante de si. "Farei maravilhas em vosso meio". O amanhã vitorioso depende do hoje consagrado. Faremos grandes coisas amanhã se andarmos hoje na luz de Deus. Ninguém poderá ser um grande incêndio de repente, mas poderá ser uma brasa viva e constante. Prefiro ser uma brasa acesa do que labaredas passageiras que se vão com qualquer vento. O hoje de Deus é uma escola para sermos mais úteis em Suas mãos no amanhã.

3. As maravilhas de Deus são as conseqüências. "Por que você deve consagrar-se hoje?" Para que Deus o santifique e o use no dia de amanhã. Pense em Josué, quantos anos à sombra de Moisés! Quantas lições não aprendeu em silêncio; mas o seu dia chegou, e ele estava pronto para ser uma bênção. Hoje, Deus nos chama à santidade. Amanhã, Deus nos usará como conseqüência do que dermos a Ele.


PENSAMENTO
     O hoje de Deus é oportunidade de preparação.


ORAÇÃO
     Senhor, santifica o meu coração para que as Suas maravilhas sejam manifestas através da minha vida. Em nome de Jesus, amém.


LEITURA
     Mateus 26:1-25 – Números 35-36 – Jó 3

 

Pr.Lázaro Aguiar Valvassoura