quinta-feira, 3 de março de 2011

Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de CRISTO

"Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de CRISTO".(IITm.2: 3)

 

O que mais nos chama atenção neste texto é a categoria deste soldado. Teria que ser bom. Nos escritos do apóstolo Paulo estamos habituados a certas comparações bastante explicativas por si só. Como exemplos têm: refere-se as guerras que estaríamos enfrentando contra principados e potestades. Esta seria a batalha que enfrentaríamos. Depois refere se a armadura que todo cristão deve vestir e as armas que deve usar. Agora fala-nos de que o soldado, que somos nós, têm que ser "bom".

O "bom" a que o apóstolo Paulo se refere, significa que temos que ser dedicados e estarmos sempre dispostos a abrir mão de muitos comportamentos comum aos homens que também, são comuns. O "bom" soldado deve permanecer sempre em guarda. Se estivermos a serviço do Rei, neste dia, contamos com a segurança Dele e nossos caminhos serão abertos por Ele.

Como soldados estamos dispostos a enfrentar oposição e escárnio. Basta olharmos ao lado para verificarmos que não estamos sozinhos. Muitos são os nossos companheiros nesta empreitada.

Como soldados teremos algumas funções que deverão ser cumpridas à risca. Em nenhum momento vamos nos safar de algumas delas.

Vamos enfrenta-las corajosamente.

Quem nos arregimentou nos dará vitórias na batalha, deste dia.

"Nenhum soldado vai à guerra cercado de luxurias, nem vai à batalha deixando um quarto confortável, mas sim uma tenda estreita e provisória, em que há muita dureza, severidade e desconforto". (Addres to Martyrs, cap. 2, parágrafo 3. Tradução de Alfred Plummer p. (346).

Este texto bíblico não faz referência tão somente à liderança. Todos quantos foram lavados pelo sangue do Cordeiro é um soldado. Se analisarmos o comportamento de Timóteo poderia concluir que ele seria o menos adequado para ser considerado um soldado, tal a sua timidez.

Não importa, DEUS Nos forja e logo nos considera "bons soldados de CRISTO".

Mirian Pinheiro

 

Oração

Revisto-me da sua Armadura para enfrentar todos os inimigos que se levantarem contra mim neste dia. A guerra se avizinha, mas a Vitória em CRISTO será bem maior. Eu sei que será. Em Nome de JESUS. Amém!