sexta-feira, 11 de junho de 2010

O SENHOR DO SALMO

"O Deus Eterno é o meu pastor" (Sl.23:1).

 

Há uma história muito antiga e muito contada.

Houve, numa cidade muito conhecida pelo alto nível cultural de seus habitantes, uma competição para ver qual seria o melhor orador da cidade.

No final da disputa, foram classificadas três pessoas: um promotor público, muito conhecido pela sua oratória, um poeta e um velho pastor.

No sorteio dos textos que seriam declarados de improviso, caiu um texto bíblico, o conhecido Salmo 23.

A multidão reuniu-se no maior teatro da cidade para assistir a final entre os três oradores.

O primeiro a apresentar a sua versão foi o promotor.

Com sua voz impostada declarou o Salmo com toda força e expressão.

E quando terminou, todos aplaudiram porque ele sabia colocar a voz na palavra e a palavra no ouvido do ouvinte.

Em seguida, foi a vez do poeta.

Ele tomou o Salmo 23, e como os poetas sabem fazê-lo, jogou com a rima e com a métrica, transformando-o em versos.

Quando terminou sua apresentação, o auditório estava em pé aplaudindo, pois o poeta havia conseguido suplantar o promotor com sua eloqüência e capacidade de oratória.

Finalmente, veio à frente o velho pastor, e com voz já cansada, com as cordas vocais enfraquecidas, olhou para a platéia, juntou as mãos e tranqüilamente foi dissertando sobre o Salmo.

Quando terminou houve um silêncio total.

O velho pastor olhou o auditório e todos estavam em lágrimas.

Todos estavam comovidos e quebrantados pela declaração de uma das mais conhecidas passagens da Bíblia, o Salmo 23.

O homem que foi entregar o primeiro prêmio ao pastor disse: "O promotor conhecia a retórica do Salmo e o poeta conhecia a musicalidade, mas o pastor conhecia o SENHOR do Salmo e tinha intimidade com Ele".


PENSAMENTO
     Quem toca a vida das pessoas não é o mais eloqüente, e nem o melhor orador, mas é a unção do Espírito Santo na vida dos servos de Deus.


ORAÇÃO
     Senhor que eu possa receber a Tua unção para tocar no coração das pessoas que precisam da Tua graça. Em nome de Jesus. Amém.


LEITURA
     Romanos 16 – 2 Samuel 1 – Salmos 72

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura

UM CAMINHO NO DESERTO

"O deserto e a terra se alegrarão, o ermo exultará e florescerá como narciso. Florescerá abundantemente, jubilará de alegria e exultará; deu-se-lhes a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Sarom, eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos frouxas, e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus; ele vem e vos salvará. Então se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos. Os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão nos desertos e ribeiros no ermo. A areia esbraseada se transformará em lagos e a terra sedenta em mananciais de águas; onde outrora viviam os chacais crescerá a erva com canas e juncos. E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo, o imundo não passará por ele, será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe, não errará, nem mesmo o louco" (Is.35:1-8).

 

Poucos trechos bíblicos são tão auto-explicativos quanto o descrito acima.

Quando o homem restaura a sua comunhão com Deus – entrando pela porta que é Jesus começa a trilhar um caminho que oferece aparentes riscos.

São tantas as necessidades e carências do homem sem Deus – é tão grande o deserto a ser atravessado – que muitos se perguntariam: Como ter certeza de que haverá salvação?

Quem entra por ele não errará, porque é o caminho mais alto, o que está acima das coisas visíveis, sensíveis e até sentimentais, onde há uma plena identidade com Deus, e nesta unidade com o Senhor, o mundo verá o caráter da vida de Jesus, naqueles que por ele andam.

Este caminho foi aberto por Jesus para você.

Ele te espera ao final dele com uma coroa e galardões.


PENSAMENTO
     Nunca pare, muito menos desista pois nós não somos dos que retrocedem, mas dos que buscam o Caminho da Santidade.


ORAÇÃO
     Senhor, obrigado porque eu pude entrar por este Caminho da Santidade. Ajuda-me a desfrutar cada dia mais desta vitória. Em Teu nome, amém.


LEITURA
     Romanos 15:14-33 – 1 Samuel 29-31 – Salmos 71

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura