sexta-feira, 18 de junho de 2010

OS MALES DA OMISSÃO DA DISCIPLINA

"Então, Adonias, filho de Hagite, se exaltou e disse: Eu reinarei. Providenciou carros, e cavaleiros, e cinqüenta homens que corressem diante dele" (IRs.1:5).

 

O texto mostra uma atitude passiva, permissiva e que tornou-se corrosiva, de um pai totalmente irresponsável.

Adonias, filho de Hagite com o rei Davi (IISm.3:4 E o quarto, Adonias, filho de Hagite;), tem uma atitude de rebelião, de prepotência.

Levanta-se dentro de sua casa e diz: "Eu reinarei".

Este pai era Davi, que sabia que as regras do Reino já estavam determinadas – e Adonias era o quarto da fila, por ordem de primogenitura.

O versículo 6 (E, havendo guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi, sucedeu que Abner se fez poderoso na casa de Saul.)condena essa omissão do pai que não teve coragem de confrontar a rebelião do seu filho: "O pai de Adonias jamais ousou contrariá-lo perguntando: Porque você procede assim?".

Muito da distorção comportamental da maioria dos filhos chamados rebeldes tem uma grande participação dos pais, que foram passivos e omissos na época em que deveriam exercer correção e disciplina com firmeza.

Adonias, filho de Davi e Hagite, mostra sua prepotência, sua atitude aventureira, sua atitude rebelde, e o pai, ao invés de cortar a rebelião, simplesmente concorda cooperando passivamente com a desgraça desse próprio moço.

Logo depois vemos a morte de Adonias, que foi executado por ordem de um seu meio-irmão.

A ausência de disciplina tem produzido através de toda a história, verdadeiros monstros.

A Bíblia narra que alguns filhos de santos tiveram comportamentos de demônios.

Não deixe que isto aconteça com os seus. Cumpra sua parte – não seja omisso.

Deus te ajudará!


PENSAMENTO
     A ausência de disciplina tem produzido monstros através da história.


ORAÇÃO
     Senhor, que os meus filhos sejam corrigidos corretamente e que eu tenha sabedoria do alto para ensinar. Em Teu nome. Amém.


LEITURA
     Marcos 4:21-41 – 2 Samuel 11-12 – Daniel 6

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura