segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Então pedi ao rei um favor: que me desse cartas para os governadores ... E o rei me deu tudo o que eu pedi porque Deus estava comigo

"Então pedi ao rei um favor: que me desse cartas para os governadores ... E o rei me deu tudo o que eu pedi porque Deus estava comigo" Ne 2:7,8.

 

Que líder era Neemias! Em seu livro, ele relata como foi feita a reconstrução dos muros e como as famílias participaram nos 52 dias da obra: com uma espada em uma mão e as ferramentas na outra.

Há um segredo pouco explorado para o sucesso de qualquer atividade: o trabalho em equipe. "É melhor serem dois de que um...", diz a Palavra em Ec 4:9.

Será que Jesus não poderia fazer o trabalho sozinho...?

Ele era Todo-poderoso... Mas, nosso tema não será sobre trabalho conjunto, senão do que antecede esse trabalho: saber quando devemos pedir ajuda, como fez Neemias.

Uma situação óbvia que precisa de ajuda é quando o problema é maior do que nós.

Neemias estava geograficamente distante do problema (a destruída cidade de Jerusalém), cerca de 1500 km, servindo na corte de um rei.

Não tinha material para começar a obra. O povo esta desanimado.

Havia grande oposição – entre vizinhos e o povo.

Tinha gente trabalhando contra a obra.

O rei a quem Neemias servia no exílio viu, pelo olhar do seu colaborador, que alguma coisa não estava bem: "Por que está triste o teu rosto, se não estás doente?" Ne 2:2.

O peso do cuidado com a desolação de Jerusalém interferiu na atividade de Neemias.

Ele era benquisto pelo rei, que logo proporcionou-lhe a ajuda necessária – e que culminou com a reconstrução dos muros da cidade em 52 dias por uma equipe chefiada pelo próprio Neemias.

Não há problema maior do que o nosso Deus.

Apresente o seu semblante a Ele, derrame o seu coração com tudo que pesa em sua alma. O seu problema pode ser maior do que você, mas não é maior do que o seu Deus.

Nazareno


PENSAMENTO
Não há problema maior do que o nosso Deus.


ORAÇÃO
Senhor Deus, coloco em Tuas mãos o problema que está em minhas mãos. A minha necessidade é tão grande, que só Tu podes me livrar da destruição. Agradeço-Te, em nome de Jesus. Amém!