domingo, 2 de outubro de 2011

Seja exemplo na conversa, na conduta, no amor, na fé e na pureza

"Seja exemplo na conversa, na conduta, no amor, na fé e na pureza" ITm.4:12.

 

 Conheço duas top-models, irmãs gêmeas, e que ambas freqüentam nossa igreja.

Quando as vejo descendo pelo corredor da igreja, fico admirado com tanta perfeição dos passos e maneiras. Segundo elas, para chegarem onde chegaram, isto exigiu muita disciplina.

A Bíblia nos chama para sermos modelos.

Eu sou do tempo em que tudo era confeccionado por molde – sapatos, camisas, calças, ternos, etc. Era preciso tirar as medidas, estabelecer um padrão, provar e depois – só depois – confeccionar. Uma vez estabelecido o molde, quer pelo alfaiate, ou sapateiro, era fácil realizar o serviço.

Hoje estamos sentindo falta de vidas que nos sejam modelos.

Tudo ficou enlatado, empacotado, produção em série. Modelo de fiéis estão desaparecendo. Um amigo meu diz que "os moirões das cercas estão caindo", isto é, os "suportes" estão desaparecendo.

Paulo desafia-nos a ser padrão (modelo) para os fiéis. Ele usa algumas áreas em que não podemos nos omitir: palavra, procedimento, amor, fé e pureza.

Antigamente, os crentes eram usados como modelos.

A vizinha dizia ao seu filho: "Veja o filho da D. Feliciana: ele é um exemplo de menino". O filho respondia: "Claro, ele é crente!". Durante meu tempo de jovem, tive três pastores.

O meu convívio com o primeiro foi pequeno, pois, seis meses depois de eu ter iniciado minha caminhada cristã, ele voltou para a sua terra natal.

O segundo marcou minha vida por suas atitudes misericordiosas e por ter acreditado e visto em mim coisas que jamais pensei que as possuía.

O terceiro era um exemplo de bondade e candura – ele conseguia desarmar qualquer pessoa ou situação com seu sorriso de cavalheiro e vida inimitável.

Lembro-me deles com profunda gratidão. Oro para que, em nossa geração, Deus levante homens e mulheres que sejam exemplos para se imitar.

Esse evangelho barato dos últimos dias, que produziu um "deus parecido com papai-noel" precisa reencontrar o grande "Eu sou" das Escrituras.

Que Deus nos coloque em uma "fôrma" para que a nossa maneira de viver inspire pessoas a serem iguais a Jesus Cristo.

Nazareno

PENSAMENTO
A Bíblia nos chama para sermos modelos.
ORAÇÃO
Ajuda-me a ser modelo nestes dias em que faltam exemplos de fé, compromisso e dedicação. Em Teu nome, amém.