sábado, 9 de outubro de 2010

A QUALIDADE DE SER SANTO

"Ser-me-eis santos... " (Lv.20:26).

 

No quartel onde servi existia uma frase escrita na parede do refeitório: ORDENS FORAM FEITAS PARA SEREM OBEDECIDAS, NÃO DISCUTIDAS.

Ao longo da Bíblia, percebemos Deus separando coisas para o Seu uso: nações, pessoas.

Aqui encontramos Deus separando um povo para Si, através de uma ORDEM: "Ser-me-eis santos".

Vamos discuti-la ou obedecê-la?

A palavra santo é definida pelo dicionário Webster como "espiritualmente íntegro, sadio ou são; de inocência e virtude intacta; isento de paixões pecaminosas; piedoso, pio, aceitável a Deus".

Todas estas definições podem ser aplicadas ao homem, com exceção da "de inocência e virtude intacta".

Porque o homem pecou – todos pecaram. Mas podemos ter uma virtude e inocência restauradas.

Examinemos separadamente cada uma das qualidades de santo:

 

1. Espiritualmente sadio, íntegro ou são. O homem, por natureza, não é sadio (Is.1:5-6 "5 Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. 6 Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo"). No entanto, Deus prometeu restaurar o homem todo (ITs.5:23-24 "23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará").

2. Isento de paixões pecaminosas. Esta é a condição do homem: ele é dominado por paixões infames até que o Espírito atue nele e o faça pensar nas coisas do alto, onde Cristo vive.

3. Puro de coração. Esta não é a condição do homem natural: (Fp.2:5 "para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo").

4. Piedoso, pio e aceitável a Deus. Sem a ação do Espírito, não podemos possuir estas virtudes.

Não devemos ser santos por causa da igreja ou para agradar a nós mesmos – devemos ser santos para o Senhor, POIS O NOSSO MAIOR DESEJO é seguir o Seu modelo e exemplo de vida.

 

PENSAMENTO
     Deus é nosso restaurador.


ORAÇÃO
     Senhor, santifica o meu coração e faz-me um instrumento da Tua graça. Em nome de Jesus, amém.


LEITURA
     Apocalipse 10 – Neemias 13 – Salmos 104:24-35

Pr.Lázaro Aguiar Valvassoura