quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Encontro com Deus

Ninguém adquire o habito de orar sem orar

 

Quanto tempo faz que você se entregou a Deus? Que se entregou a Ele de verdade. Quanto tempo faz que você lhe entregou uma parte de seu tempo sem misturá-lo com outras coisas, sem interrupções, só para ouvir a voz Dele? Jesus fez isso de modo evidente. Ele fez um esforço deliberado para estar com Deus.

            Quando passamos um longo tempo lendo a respeito dos momentos em que Jesus ouvia a voz do Pai, observamos uma tendência distinta. Ele estava sempre em comunhão com Deus, orando e ouvindo. Marcos diz: "De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-Se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando" (Mc.1:35). Lucas narra: "Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava" (Lc.5:16).

            Vou fazer uma pergunta obvia. Se Jesus, o Filho de Deus, o Salvador imaculado da humanidade, considerava importante deixar tudo de lado para orar, não seria sábio fazer o mesmo?

            Além de passar um tempo habitual com Deus em oração, Jesus passava um tempo habitual com a Palavra de Deus. É claro que não vemos Jesus retirando da mochila um Novo Testamento encadernado em couro e lendo-o. Vemos, no entanto, o exemplo fascinante de Jesus, em meio à agonia da tentação no deserto, usar a Palavra de Deus para debater com Satanás. Tres vezes Ele é tentado, e todas as vezes repele o ataque com a frase: "Está escrito" (Lc.4:4,8,12) e em seguida cita um versículo. Jesus tem tanta familiaridade com as escrituras que, além de conhecer o versículo, sabe o momento certo de usá-lo.

            E, logo depois, há o momento em que Jesus foi solicitado a ler na sinagoga. Entregaram-Lhe o livro de Isaías, o profeta. Ele encontra a passagem, lê e declara: "Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir" (Lc:21). Temos a descrição de uma pessoa que sabe manusear a Escritura e reconhece seu cumprimento. Se Jesus considerava sábio ter familiaridade com a Bíblia, não deveríamos fazer o mesmo?.

            Se quisermos ser semelhantes a Jesus – se queremos ter ouvidos que ouçam a voz de Deus –, acabamos de descobrir dois hábitos que valem a pena ser imitados: o hábito da oração e o habito da leitura da Bíblia. Medite nestes versículos.

Baseie sua felicidade em sua esperança em Cristo. Quando as provações surgirem, sofra com paciência; mantenha com firmeza o hábito da oração. Rm.12:12 (Phillips, tradução livre, grifo do autor)

O homem que observa a lei perfeita, a lei da liberdade, e faz disso um habito, não é um homem que ouve e esquece. Ele põe a lei em prática e conquista a verdadeira felicidade. Tg.1:25 (Phillips, tradução livre)

Se quisermos ser semelhantes a Jesus, precisamos passar um tempo habitual conversando com Deus e ouvindo sua Palavra.

 

Max Lucado