quarta-feira, 21 de julho de 2010

JOSUÉ: PERMANECENDO NAS PROMESSAS

(Js 14:8-12 8 Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus. 9 Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus. 10 E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; 11 E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. 12 Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse).

Ainda entendendo a idéia da confiança nas promessas de Deus, podemos notar nos versículos 8 a 12 de Josué 14 cinco idéias que nos ajudam a entender o que Deus tem para minha vida, e como permanecer confiante.

 

1. Nunca desista de seguir ao Senhor. V.8: Muitos desistem, mas eu perseverarei. Foi isso o que Calebe disse. Nunca fui crente desviado, crente apostatado. Estou seguindo a Jesus Cristo. Não sigo uma teologia, uma denominação, mas estou seguindo a uma pessoa maravilhosa que é Jesus.

 

2. Persevere, persevere, persevere. V.9: Ainda que passem dez anos do que Deus disse, lembre-se: um dia para Deus é como mil anos.... Deus, a Seu tempo, cumprirá cada uma das Suas promessas para as nossas vidas.

 

3. Reconheça a fidelidade de Deus, agora. V.10: Deus tem um plano para as nossas vidas, AGORA. "Deus, começa a trabalhar em minha vida, AGORA".

 

4. Renove as suas forças no Senhor. V.11: "Os que esperam no Senhor, renovam as suas forças". Calebe com 85 anos está dizendo: Estou forte, da mesma forma que quando Moisés me enviou. "Tudo posso naquele que me fortalece". Estou forte.

 

5. Mantenha o seu sonho vivo. V.12: Calebe disse: "Eu quero um monte...". Não deixe o sonho morrer. Morrer é parar de sonhar. O monte que Calebe pediu estava cheio de problemas. Estava cheio de gigantes. Lá estavam as cidades fortificadas. "Lá eu vou desapossar todos os gigantes como o Senhor prometeu." Deus não nos deu espírito de covardia.


PENSAMENTO
     Vale a pena ter alguma coisa por que lutar, pela qual morrer.


ORAÇÃO
     Deus, ajuda-me a permanecer em Suas promessas. Em nome de Jesus, amém.


LEITURA
     I Coríntios 9 – II Reis 1-2 – Amós 7

Pr.Lázaro Aguiar Valvassoura