TRÊS ESTÁGIOS NA VIDA CRISTÃ
"Escrevo a vocês, filhinhos... Escrevo a vocês, pais... Escrevo a vocês, jovens..." (IJo.2:14).
Existem vários estágios na vida de alguém: infância, adolescência, juventude e idade adulta.
Na vida espiritual também há períodos que marcam a nossa existência: o nascido de novo, o carnal e o espiritual. João apresenta estes três estágios na vida cristã: Filhinhos são os nascidos de novo. Precisam de leite.
Pedro os encoraja: "desejai como recém-nascidos o genuíno leite espiritual para que por ele vos seja dado crescimento" (IPe. 2:2). São instáveis.
Agem como crianças. Paulo os chama de crianças em Cristo e afirma: "leite vos dei a beber..." (ICo.3:1-2). Têm em si a tendência à carnalidade: "havendo entre vós ciúmes... não é assim que sois carnais?" (ICo.3:3).
Tendem a ser partidários "um diz eu sou de Paulo, o outro sou de Apolo... Pessoas que assumem a tendência de seguir outros por partidarismo, dizem: "Se ele não for, eu não vou...". Jovens são pessoas com alguma experiência.
Timóteo é o modelo deste jovem robusto na fé.
As características que marcam o jovem encontramos na Segunda Carta de Paulo a Timóteo: ele recebe responsabilidades e passa aos outros aquilo que aprendeu. "O que de minha parte ouviste, isto mesmo transmite a outros" (IITm. 2:2).
A pessoa desenvolve a responsabilidade.
Torna-se um canal da benção de Deus, sabe compartilhar o que recebeu.
Pais são os maduros espiritualmente falando.
O modelo aqui considerado é Tito.
Os pais são temperantes e modelos do grupo, (Tt 2:2-5) e, se isto não acontece, algo está errado e precisa ser revisto (Hb 5:12). "O alimento sólido é para os adultos, para aqueles que têm suas faculdades exercitadas para discernir não só o bem, mas também o mal" (Hb 5:14).
Assim, em cada estágio podemos aprender: "Para os filhinhos.... sabeis que os vossos pecados são perdoados.
Para os jovens... sois fortes e a Palavra de Deus permanece em vós.
Para os pais... Conheceis aquele que existe desde o princípio... Maturidade".
PENSAMENTO
A vida cristã é feita degraus: cada dia vamos dando passos até chegarmos à estatura do varão perfeito.
ORAÇÃO
Senhor, quero viver crescendo em graça a cada dia para que assim venha achar-me digno de ser Teu filho. Em nome de Jesus, amém.
LEITURA
Atos 4:1-22 – Deuteronômio 19-20 – Jó 13
Pr.Lázaro Aguiar Valvassoura
Nenhum comentário:
Postar um comentário