"Que quer dizer tudo isso?" (At 2:12b).
O Espírito Santo veio para exaltar Jesus, veio para glorificá-lO, e é isto o que acontece em Jerusalém, no dia de Pentecostes.
Aquela multidão, atônita, perplexa, de queixo caído, pergunta agora, depois de ouvir esta manifestação gloriosa do poder de Deus: "O que quer isto dizer?".
A resposta foi: Isto quer dizer que o Espírito Santo chegou.
Vem o fogo, e o povo fica tão estupefato que chega até a dizer que aquilo parecia bebedeira. "Estão é bêbados" (At 2:13 Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!).
Mas Paulo, mais tarde, diz: "Não vos embriagueis com o vinho, mas enchei-vos do Espírito Santo" (Ef 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,).
Até aquele momento, reis e profetas, soldados e donas-de-casa, todos haviam conhecido o poder divino quando Ele havia atuado contra inimigos visíveis.
Ou quando Deus havia exercido Sua prerrogativa de Todo-poderoso e realizado algum milagre através de sinais e maravilhas.
De repente, não é mais um Deus lá, mas, sim, um Deus aqui, no nosso meio, e dentro de cada um de nós.
A embriaguez talvez fosse justificável – mas não em termos de comemoração humana, mas de alegria espiritual – pois a promessa do Pai estava sendo cumprida.
Não era bebedeira, havia algo que atraíra toda aquela multidão.
Começam a aparecer evidências concretas, exatamente em quem menos se esperava.
Deus tem a capacidade de encher alguém a quem nós nunca delegaríamos autoridade alguma. "Toma aqueles que nada são e enche com o Espírito Santo, para reduzir a nada aqueles que são, a fim de que ninguém se glorie".
E sabemos que é Deus quem age na vida desta pessoa e ninguém mais.
PENSAMENTO
Ser cheio do Espírito é permitir que Deus faça através de mim
ORAÇÃO
Senhor, que Teu Espírito conceda-me discernimento, clareza e compreensão dos Teus planos neste mundo. Em Cristo Jesus, amém!
LEITURA
Atos 12 – Josué 15-17 – Jó 28
Pr.Lázaro Aguiar Valvassoura