"O Senhor ia adiante deles, durante o dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho... durante a noite numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite" Êx.13:21.
É extraordinário como Deus cuida do Seu povo.
A saída do Egito foi algo extraordinário.
Deus o libertou das mãos de Faraó.
Mas agora, longe da escravidão do Egito, uma nova etapa se iniciava.
E Deus continuava a cuidar de Seu povo em todas as situações.
1. Coluna de Nuvem. O povo andava no deserto, sob um calor causticante. Mas o Senhor lhes trouxe sombra. A sombra representa para nós o descanso que devemos ter no Senhor. O Salmista confirma:
"O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio"Sl 91:1-2. Em Is 41:13, o próprio Deus nos promete: "Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, que eu te ajudo". Lemos em At 5:15 que até a sombra de Pedro curava enfermos, tal o Poder que emanava dele: "a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles". Portanto, em meio às dificuldades do deserto, lá estava o Senhor com Sua mão para conceder proteção ao Seu povo. Deus não nos tirou do Egito – do mundo – para deixar-nos no deserto.
Ele cuida de nós. No calor das provações, Ele envia-nos a Sua sombra para que possamos descansar. Sua sombra é refúgio, Sua sombra é proteção Salmo 23.
2. Coluna de Fogo. A coluna de fogo surgia para guiá-los à noite. Representa, para nós, poder, purificação, unção. O fogo também simboliza o aquecimento que a presença do Senhor nos proporciona.
O nosso Deus é fogo consumidor. Alegremo-nos, pois somos Seu povo, e Ele "não é homem para que minta", Ele cumpre a Sua promessa: "Não temas, que eu te ajudo".
Nazareno
PENSAMENTO
Deus sempre cuida do Seu povo.
ORAÇÃO
Pai, sou grato por Teu cuidado em cada momento da minha vida. Em nome de Jesus, amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário