segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MINISTROS PÓS-MODERNOS – I



"
Meu povo, escute o meu ensino e preste atenção no que estou dizendo..."(Sl 78:1).

A que princípios devemos obedecer? De onde devem vir as nossas ordens?

Das bases bíblicas e teológicas da nossa tradição.

Desse modo, os ministros desta era pós-moderna devem atentar para os seguintes pontos, baseando nossa reflexão em Mateus 10:

1. O chamado de cada pessoa deve ser real e pessoal. "Jesus chamou os seus doze discípulos" "E, chamando os seus doze discípulos,..." (Mt.10:1a). Alguns daqueles homens, certamente, desejavam "fazer alguma coisa". A vontade humana é necessária, mas não suficiente. Estar disponível é importante, mas ninguém se auto-promove: promoção vem do Senhor.

2. A autoridade advém daquele que chama. "... e lhes deu autoridade para expulsar espíritos maus e curar todas as enfermidades e doenças graves" "deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal." (Mt.10:1b). Os discípulos até se maravilharam de que "os demônios" se submetessem a eles – foi assim que relataram a Jesus. Mas, logo foram lembrados de que aquele não era um poder pessoal, natural deles.E que a sua alegria deveria ser por terem os seus nomes escritos no Livro da Vida.

3. As ordens e instruções são e serão sempre as mesmas "5 Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; 6 Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; 7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. 8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. 9 Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, 10 Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento. 1 E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis. 12 E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; 13 E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. 14 E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. 15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade." (Mt.10:5-15).

Jesus enviou os doze com uma missão, assim como envia-nos ao mundo – e as instruções permanecem as mesmas.

4. Os cuidados e admoestações são atuais "16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. 17 Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. 19 Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. 20 Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. 21 E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. 22 E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 23 Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem." (Mt.10:16-23). Assim como os discípulos de Jesus, nós também passamos por sofrimentos e, de alguma maneira, por perseguições – por crermos e divulgarmos o Nome de Jesus.

Por esse motivo, Ele dá-nos uma série de recomendações.

PENSAMENTO
     Nosso Deus deseja usar pessoas dispostas a serem diferentes.

ORAÇÃO
     Senhor, eu quero cumprir de forma cabal todas as Tuas ordens. Em nome de Jesus, amém!

LEITURA
     Efésios 4:1-16 – Ezequiel 10-11 – Isaías 42

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura

Nenhum comentário:

Postar um comentário