domingo, 31 de outubro de 2010

CORRER A CARREIRA QUE ESTÁ DIANTE DE NÓS

"Corramos sem desânimo a corrida que está à nossa frente" (Hb 12:1).

A vida é dinâmica.

Não podemos parar, estagnar.

Se desejamos ter uma vida triunfante, devemos "correr a carreira" que Deus coloca diante de nós.

Não há lugar para pessoas vagarosas no Reino de Deus, pessoas que se "arrastam", porque não podemos gastar tempo com inutilidades – devemos, ao contrário, "remir o tempo" (Ef 5:16).

Às vezes você não está correndo porque está embaraçado com alguma coisa.

Há duas coisas que nos impedem de correr a carreira da fé, conforme Hb.12:1-3 "1   corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.  3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma."

1. O pecado. Ele está sempre diante de nós. O pecado precisa ser subjugado.

2. Os fardos. São os pesos que vamos colocando nas costas: preconceito, auto-suficiência, "eu já fiz a minha parte, deixe os outros fazerem um pouco", mágoa, tradição, fraquezas.

O segredo da nossa vitória está em não tirarmos os olhos do Senhor Jesus.

O autor da carta aos Hebreus diz: "corra com perseverança"

Se você quer vencer na vida cristã você tem que estar preparado para correr com perseverança.

Não dá para dar umas "paradinhas" no meio do caminho, não dá para diminuir o ritmo, temos que correr.

Alguns chegam – porque pegam no arado e não olham para trás.

Os que vencem, tomam a mão do Senhor e não a largam, olhando fixamente para o alvo que está proposto, pois "...nós não somos dos que retrocedem" (Hb.10:39).

Quando completarmos a carreira, muito do que hoje julgamos importante não terá qualquer importância.

Só irá restar um lugar onde haverá "um só rebanho e um só pastor", que é o próprio Senhor Jesus Cristo.


PENSAMENTO
     Nossa meta é ser como Jesus.


ORAÇÃO
     Senhor, ajuda-me a correr a carreira que me está proposta. Por Cristo Jesus, amém.


LEITURA
     1 Timóteo 3 – Isaías 36-37 – Salmos 119:97-120

Pr.Lázaro Aguiar Valvassoura

sábado, 30 de outubro de 2010

COMO JESUS ROMPE BARREIRAS


Nicodemos deve ter sido um dos convidados das bodas de Caná da Galiléia, onde Jesus realizou Seu primeiro milagre – e certamente bebeu do vinho que fora transformado por Jesus.

Na seqüência do texto de João 3, ele procura a Jesus na calada da noite.

Como grande revolucionário que Jesus foi – e ainda é – Ele rompeu com alguns preconceitos, na época, conforme podemos aprender com este texto:

 

1. Jesus rompe os preconceitos intelectuais (Jo.3:1-2). "Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele." Ele aceitava as pessoas com os seus pensamentos e sabia lançar a semente da esperança no coração de todas as pessoas. Jesus responde o que o homem precisava saber.

 

2. Jesus rompe os preconceitos existenciais (Jo.3:3-4). "Jesus respondeu: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos perguntou: Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?"

 

3. Jesus rompe os preconceitos da lógica (Jo.3:5). "Jesus disse: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito."

 

Jesus não deixa este homem com fome, com sede, nem com ques-tionamentos e lhe faz a maior declaração de todo o Evangelho: "Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo.3:16).

Nicodemos aprendeu o que era "nascer de novo" – ele se transforma em discípulo do Senhor Jesus.

Isto nos ensina que Deus está interessado nos nossos questionamentos.

Ele dá atenção para quem precisa de atenção.

Deus não levanta muros, Ele derruba; Ele não levanta barreiras, mas as derruba.


PENSAMENTO
     Deus dá atenção para quem precisa de atenção.


ORAÇÃO
     Senhor, obrigado pelo Teu filho que sempre vislumbrou mudanças no mundo caótico que vivemos. Amém!


LEITURA
     1 Timóteo 2 – Isaías 34-35 – Salmos 119:65-96

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PRECISAMOS DE JOVENS – II

"Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá conta" (Ec.11:9).

 

Em continuação, completamos que Deus busca jovens...:

1. Com a consagração de Isaías e Samuel. "Então disse eu: Ai de mim! Estou perdido! porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim" (Is.6:5-8).

"Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição, que eu lhe fizera. Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor, por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali ao Senhor"(ISm.1:27-28).

2. Com o desprendimento de Paulo. "Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas na graça divina, temos vivido no mundo, e mais especialmente para convosco" (IICo.1:12).

3. Com a vida exemplar de Jesus Cristo. "Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste [justo]; fique o caso convosco!" (Mt.27:24).

"O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus" (Mt.27:54).


PENSAMENTO
     Lembre-se: Deus te pedirá contas.


ORAÇÃO
     Senhor, dá-nos jovens dispostos a viver vidas consagradas que sirvam de modelos para a nova geração. Em nome de Jesus, amém!


LEITURA
     1 Timóteo 1 – Isaías 31-33 – Salmos 119:33-64

Pr.Lázaro Aguiar Valvassoura

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PRECISAMOS DE JOVENS – I

"Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes" (IJo.2:14).

 

Vivemos em um país eminentemente jovem.

As estatísticas de como a nossa população é jovem são interessantes.

Por isso, assim como ocorreu no passado, necessitamos, hoje, de jovens que queiram ser protagonistas deste momento presente.

Jovens que participem da história como agentes de mudança.

Para isso, precisamos de jovens com determinadas características, como as que encontramos em alguns jovens heróis da Bíblia:

1. Com a pureza e integridade de José. "Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em Jesus e lhe disse: Deita-te comigo. Ele, porém, recusou, e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor, e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. Ele não é maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher: como, pois, cometeria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? (Gn.39:7-9).

2. Com a coragem de Daniel. "Todos os presidentes do reino, os prefeitos e sátrapas, conselheiros e governadores, concordaram em que o rei estabeleça um decreto e faça firme o interdito que todo homem que, por espaço de trinta dias, fizer petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões. (...) Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas da banda de Jerusalém, três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer. (...) O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum" (Dn.6:7,10,22).


PENSAMENTO
     O jovem é a Igreja do futuro presente.


ORAÇÃO
     Senhor, permita que o Teu Espírito venha com força e poder para eu viver com integridade e coragem. Em Cristo, amém.


LEITURA
     2 Tessalonicenses 3 – Isaías 29-30 – Salmos 119:1-32

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A BÍBLIA DO CRISTÃO – II

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." 119:105.


A Bíblia é um instrumento de utilidade prática na vida do cristão.

Continuando a lista de ontem, ela: É uma luz resplandecente.

Ilumina nossas veredas: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos" (Sl 119:105).

Revela o programa de Deus: "Temos assim tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos corações" (IIPe.1:19).

Consola os entristecidos: "...ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens... Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras" (ITs.4:15-18).

É uma arma poderosa.

É viva e eficaz: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb.4:12).

É a espada do Espírito: "Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" (Ef.6:17).

Despedaça os corações: "Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?" (Jr.23:29).

É eficaz e eterna. Continuará mesmo depois dos céus e da terra: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" (Mt.24:35).

É garantida para realizar os propósitos divinos: "assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei" (Is.55:11).


PENSAMENTO
     A Palavra de Deus é abrigo na tribulação.


ORAÇÃO
     Senhor, ajuda-me a entender que a Tua Palavra é básica para o meu viver diário. Em nome de Jesus, amém.


LEITURA
     IITessalonicenses 2 – Isaías 27-28 – Salmos 118

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A BÍBLIA DO CRISTÃO – I

"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." Hb 4:12.

 

A Bíblia é o Livro de Deus, escrito por homens movidos pelo Espírito Santo.

É a espada do Espírito. Alguém já disse: "Suas doutrinas são santas, seus preceitos são obrigatórios, seus relatos, verídicos e suas decisões são imutáveis. Leia para que te tornes sábio, crê nela para que fiques seguro e pratica-a para que sejas santo. Ela contém luz para orientar-te, alimento para sustentar-te e consolo para animar-te. É o mapa do viajante, o bordão do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e a carta magna do crente".

O que representa a Bíblia para nós, cristãos?

1. É a semente incorruptível. Ela regenera (dá vida): "pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente" (IPe.1:23).

Deve ser recebida com humildade: "Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas" (Tg.1:21).

2. É um espelho. Revela nossa própria condição: "Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto natural" (Tg.1:23).

3. É alimento para a alma. É leite para as crianças: "desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação" (IPe.2:2).

É pão para os famintos: "Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná... para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor..." (Dt.8:3).

É carne para os adultos: "...assim vos tornastes como necessitados de leite, e não de alimento sólido... Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal" (Hb.5:12-14).


PENSAMENTO
     A Bíblia é a Palavra de Deus.


ORAÇÃO
     Senhor, obrigado pela Tua Palavra que é luz para o meu caminho. Em nome de Jesus. Amém!

 

LEITURA
     2 Tessalonicenses 1 – Isaías 25-26 – Salmos 117

Pr.Lázaro Aguiar Valvassoura

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO

"Não atrapalhe a ação do Espírito Santo" (IJo.5:19).

 

O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, "viu" o nosso século.

Ele sabia que muitas pessoas tentariam apagar a doutrina do Espírito Santo como sendo uma experiência pessoal para os crentes.

Como pode-se apagar o Espírito? Com falatórios, falsidades, brincadeiras com Deus, infidelidade a Deus, falta de oração, brigas, ciúmes, inveja.

É lamentável quando vemos uma igreja sem a presença do Consolador.

A presença do Espírito em cada um de nós é a única garantia de que iremos manter um relacionamento adequado com a Igreja, com os irmãos e com as pessoas no mundo.

Sem esta presença, teremos uma visão distorcida de como devemos agir e reagir.

Seremos críticos, em vez de tolerantes. Rígidos, em lugar de amorosos.

Duros, em lugar de justos. Isto é, estaríamos sendo dominados apenas pelo "reino dos nossos sentimentos pessoais".

Com isso, apagamos o Espírito dentro de nós. Calamos a sua voz.

Estamos contentes com os cultos?

Temos recebido as bênçãos de Deus em nós?

Se não, então cuidado!

O diabo tudo fará para apagar a presença do Espírito Santo no nosso meio.

O segredo da presença do Espírito Santo é a comunhão real com Jesus.

Por isso, se você quiser ver a maravilhosa presença do Espírito Santo em nosso meio, "orai sem cessar", "em tudo dai graças", "não desprezeis as profecias", "retende o que é bom".


PENSAMENTO

   O segredo da presença do Espírito Santo é a comunhão com Jesus.


ORAÇÃO
     Senhor, que a presença do Teu espírito seja marcante em minha vida. Em Cristo. Amém!


LEITURA
     1 Tessalonicenses 5 – Isaías 23-24 – Salmos 116

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura

domingo, 24 de outubro de 2010

A ÂNCORA DA ORAÇÃO

"E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal." (ITs 5:12-22) nos fornece vários preceitos que servem como alicerce para nossa vida espiritual.

No entanto, de todas essas maravilhosas palavras do apóstolo Paulo, daremos ênfase somente a dois versículos para a nossa meditação: "Orai sem cessar" (v.17) e "Não apagueis o Espírito" (v.19).

O que é âncora?

 É um instrumento de ferro que serve para segurar o navio, quando necessário.

É um verdadeiro símbolo de esperança.

A oração é o meio de graça mais importante para as nossas vidas espirituais.

Jesus era um homem de oração: levantava de madrugada para orar; passou quarenta dias e quarenta noites em jejum e oração.

Ele forneceu-nos o exemplo – Ele que era o próprio Deus – de submissão ao Pai.

Quanto mais nós, que vivemos num mundo de tantas necessidades, devemos ser submissos a Deus.

"Orai sem cessar!" Será que isto quer dizer passar o dia todo em oração sem fazer outras atividades?

Não! Pelo contrário!

Tenha uma vida que seja uma oração diária.

Os apóstolos eram homens de oração.

Quando viram que a igreja crescia, resolveram organizar uma junta e disseram: "e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra" (At 6:4).

Queremos sempre receber as bênçãos de Deus, mas será que estamos preenchendo os requisitos para tomarmos posse destas bênçãos?

Como está a nossa vida de oração?

Como está a nossa comunhão com Deus?

Como vai a sua vida de oração?

É uma simples rotina ou é um meio de comunicar-se com Deus, sem o qual a sua vida espiritual vai morrer aos poucos?

Será que estamos esquecendo a palavra mágica – Amém – precedida de uma oração fervorosa e sincera?


PENSAMENTO
     A oração é meio de graça para minha vida espiritual.


ORAÇÃO
     Pai, meu desejo é comunicar-me contigo a cada momento para que cresça espiritualmente. Em nome de Jesus, amém.

 

LEITURA
     1 Tessalonicenses 4 – Isaías 20-22 – Salmos 115

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura

sábado, 23 de outubro de 2010

DEUS CUIDA DO SEU POVO

"O Senhor ia adiante deles, durante o dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho... durante a noite numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite" (Ex.13:21).

É extraordinário como Deus cuida do Seu povo.

A saída do Egito foi algo extraordinário.

Deus o libertou das mãos de Faraó.

Mas agora, longe da escravidão do Egito, uma nova etapa se iniciava.

E Deus continuava a cuidar de Seu povo em todas as situações.

1. Coluna de Nuvem.

O povo andava no deserto, sob um calor causticante.

Mas o Senhor lhes trouxe sombra.

A sombra representa para nós o descanso que devemos ter no Senhor.

O Salmista confirma: "O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio" (Sl.91:1-2).

O próprio Deus nos promete: "Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, que eu te ajudo" (Is.41:13).

Até a sombra de Pedro curava enfermos, tal o Poder que emanava dele: "a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles" (At.5:15).

Portanto, em meio às dificuldades do deserto, lá estava o Senhor com Sua mão para conceder proteção ao Seu povo.

Deus não nos tirou do Egito – do mundo – para deixar-nos no deserto.

Ele cuida de nós.

No calor das provações, Ele envia-nos a Sua sombra para que possamos descansar.

Sua sombra é refúgio, Sua sombra é proteção "1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. 2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. 3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. 4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. 5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. 6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias." (Sl.23:1-6).

2. Coluna de Fogo.

A coluna de fogo surgia para guiá-los à noite.

Representa, para nós, poder, purificação, unção.

O fogo também simboliza o aquecimento que a presença do Senhor nos proporciona.

O nosso Deus é fogo consumidor.

Alegremo-nos, pois somos Seu povo, e "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" (Nm.23:19), Ele cumpre a Sua promessa: "Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo." (Is.41:13)

PENSAMENTO
     Deus sempre cuida do Seu povo.

ORAÇÃO
     Pai, sou grato por Teu cuidado em cada momento da minha vida. Em nome de Jesus, amém.

LEITURA
     1 Tessalonicenses 2:17–3:13 – Isaías 17-19 – Salmos 114

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SENTIMENTO DE CORAGEM

"Levantar-me-ei e irei ter com meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores" (Lc.15:18-19).

 

O terceiro sentimento experimentado pelo filho pródigo – após o de vazio e de derrota – foi o de coragem.

O filho sabia como era a casa do pai e sentia saudades do seu lar.

Ele sabia que o pai o amava e poderia perdoá-lo.

Mas era necessário coragem para levantar-se e voltar à casa do pai, reconhecendo o seu erro.

E foi exatamente isso que ele fez.

No entanto, para sua surpresa e alegria, o pai estava à porta à sua espera.

E recebeu-o de braços abertos: "Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado" (Lc.15:23-24).

Faça como o filho pródigo: Volte!

Você pode se lançar nos braços do Pai – este é o caminho para vencer a depressão, o desespero.

A única esperança para vivermos felizes é experimentarmos Jesus Cristo.

Ele tira o sentimento de vazio e derrota, e nos liberta!

Se você precisa de auxílio, só Jesus pode fazer isso por você.

O jovem estava comendo a comida dos porcos, sentindo-se um lixo.

Mas, ao ter coragem de retornar à casa do pai, foi recebido como príncipe.

Saia da suinolândia e venha morar na Cristolândia.


PENSAMENTO
     Somente em Deus podemos obter vitória!


ORAÇÃO
     Senhor, ajuda-me a ter coragem para voltar para os braços do Pai, e assim encontrar descanso da árdua caminhada.


LEITURA
     1 Tessalonicenses 2:1-16 – Isaías 14-16 – Salmos 113

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura

SENTIMENTO DE DERROTA

"Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!" (Lc.15:17).

 

Além do vazio da depressão, o filho pródigo experimentou o segundo sentimento: o de derrota.

Aquele moço estava morrendo de fome e ainda sentia-se derrotado, como se os empregados de seu pai valessem mais que ele.

Quando perdemos a motivação moral, perdemos também a motivação para realizar qualquer outra coisa.

Este é o efeito da culpa em nós.

Sentimo-nos inferiorizados, derrotados, acreditando que não há solução para nós.

Mas não podemos nos esquecer de que Deus é o Deus dos Impossíveis.

É maravilhoso o milagre que Jesus opera em nossas vidas: Ele nos salva do pecado e nos liberta da culpa.

Porque Ele levou sobre Si as nossas culpas.

Por isso, somos restaurados pelo Seu Poder, somos novas criaturas em Jesus Cristo, através do Seu Amor.

Podemos dizer, como Paulo: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fp.4:13).

É por isso que as pessoas salvas são capazes de abandonar hábitos que antes as matavam: cigarro, bebidas, drogas.

Jesus liberta e tira o sentimento de derrota; agora somos mais que vencedores através de Jesus Cristo.

Os velhos problemas cairão quando a nova vida de Cristo chegar em sua vida.

É preciso estar enxertado em Cristo.

Faça como o filho pródigo: seja humilde o bastante para reconhecer e admitir que em casa há auxílio.


PENSAMENTO
     O segredo é esse: Não fique só; dê o controle de sua vida a Cristo.


ORAÇÃO
     Senhor, dá-me forças para resistir ao sentimento de derrota que porventura invada minha alma e eu consiga olhar novamente nos Teus olhos. Em nome de Jesus, amém.


LEITURA
     1 Tessalonicenses 1 – Isaías 11-13 – Salmos 112

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O SENTIMENTO DE VAZIO

"Eu sou o único que sobrou..." (IRs.19:14).

 

Quando o filho pródigo perdeu tudo que tinha – e a sua dignidade, também – experimentou uma característica comum da depressão: o vazio.

Os psicólogos dizem que a depressão gera vazio e derrota.

O filho mais novo criou uma auto-imagem negativa: "Eu não sou digno".

Esse sentimento leva pessoas ao desespero.

Robert Schuler, um renomado autor cristão americano, disse: "A auto-estima é um dos maiores valores humanos. Se você tem senso de dignidade própria, uma boa auto-imagem, de valor pessoal, isto é formidável".

Sabe o que é estar perdido?

É estar vazio: "Eu não sou ninguém. Não sou nada. Não faço a diferença!".

O filho pródigo sentiu-se vazio...

Uma vida vazia é triste.

Nada preenche.

Nem um curso universitário, nem um bom emprego, nem um bom casamento, nada!

Porque este lugar vazio pertence a Deus.

Você foi criado por Deus.

Você é amado de Deus.

Ele tem um plano para a sua vida: descubra a sua herança divina!

O pecado deixou o homem desonrado, manchado, maltrapilho, mas Jesus transformou-nos em filhos de Deus!

Erga-te, você é filho de Deus!

Quando o filho voltou para casa, o pai fez duas coisas: escolheu a melhor túnica e pôs um anel no seu dedo.

Os direitos foram resgatados e a honra foi readquirida.

O vazio foi preenchido.


PENSAMENTO
     Somente Deus pode preencher o vazio do coração.


ORAÇÃO
     Senhor, ajuda-me para que, se um dia a depressão chegar, eu não permaneça no vazio.


LEITURA
     Apocalipse 21-22 – Isaías 9-10 – Salmos 111

Pr.Lázaro Aguiar Valvassoura

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A LIBERTAÇÃO DA DEPRESSÃO

"E eu fiquei só..." (IRs .9:10).

 

Há um traço comum nas emoções das pessoas em nosso mundo hoje: DEPRESSÃO.

Li, certa vez, sobre uma senhora, esposa de um pastor, que passou por algo profundo que ela chamou de FIM DO TÚNEL. A depressão atinge a todas as pessoas, de todas as camadas e em todas idades. A verdade é que todos nós estamos em busca de alegria e felicidade. No entanto, quando há o fracasso e a frustração, muitos buscam a paz numa caixa de remédios ou numa garrafa de bebida. A história provou que nestes últimos anos, mesmo com toda a educação, todo o conhecimento, toda a tecnologia, todas as receitas naturais e todos os remédios, o homem não tem encontrado o que busca – e isso o deprime. Temos necessidade de Deus. Agostinho disse: "Nossas almas estão inquietas, ó Deus, até que achem descanso em Ti". Quando encontramos Deus, achamos paz, esperança, amor, alegria, fé, otimismo... Tudo está em Cristo! A história do filho pródigo é a melhor ilustração daquilo que queremos dizer sobre o caminho para a libertação da depressão. Narrada em Lc 15:1-32, fala sobre um homem que tinha dois filhos: o mais novo pediu a sua parte na herança e saiu de casa. Ele esbanjou seu dinheiro e acabou perdendo tudo. Foi parar num chiqueiro com os porcos – dividindo a comida com eles. No entanto, a bolsa vazia não era o pior. Pior era o coração vazio. O filho, afastado da casa do pai, perdeu tudo... vazio de bolso, vazio de tudo: depressão. Mas houve um caminho de volta, que continuaremos a analisar, amanhã.


PENSAMENTO
     Temos necessidade de Deus senão estamos vazios de tudo.


ORAÇÃO
     Senhor, ajuda-nos a cada dia sermos mais úteis a Ti. Em nome de Jesus, amém.


LEITURA
     Apocalipse 20 – Isaías 7-8 – Salmos 110

Pr.Lazaro Aguiar Valvassoura

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

AVIVAMENTO

"Aviva a tua obra..." (Hb.3:2).

 

Para que possamos ser instrumentos de avivamento nas mãos de Deus, existem algumas qualidades necessárias que devemos desenvolver: Devemos ser homens e mulheres de pureza.

Diz o hino: "Pureza requeres, santíssimo Deus!".

A Palavra fala-nos muito de santidade: "Retirai-vos, retirai-vos, saí de lá, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os utensílios do Senhor" (Is.52:11).

Não é necessário que tenhamos grandes talentos, grande treinamento ou grande experiência.

Mas é indispensável que sejamos PUROS.

Sem santidade, não somente não podemos ver a Deus, como não podemos prestar um serviço real ao nosso Deus.

Você é um homem de Deus?

Você é uma mulher de Deus?

Somente um homem ou uma mulher de Deus tem a mensagem para a necessidade de cada momento.

Paulo disse que somos para com Deus como um bom perfume.

A santidade é isto: o bom perfume de Deus em nós.

Devemos ser homens e mulheres de oração.

Não existe nada que substitua esse elemento essencial à nossa disposição.

Homens e mulheres que fizeram a história do Cristianismo foram pessoas de oração constante.

Moody, o grande educador e pregador, não fazia longas orações, mas, em compensação, nunca passava longos períodos sem orar.

Lutero, o pai da Reforma, dizia que, "se passamos menos de duas horas em oração, o inimigo ganha vitória sobre nós".


PENSAMENTO
     Para termos um avivamento genuíno, precisamos de pureza e oração.


ORAÇÃO
     Senhor, aviva a Tua obra, que eu seja puro e tenha uma vida de oração constante para a glória do Teu Nome. Em Cristo, amém.


LEITURA
     Apocalipse 19 – Isaías 5-6 – Salmos 109:20-31

Pr.Lázaro Aguiar Valvassoura

domingo, 17 de outubro de 2010

TRANSTORNADORES DO MUNDO

"Porém não os encontrando, arrastaram a Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui" (At.17:6).

 

Transtornaram o mundo!

Sim, esta foi a expressão usada para qualificar aquele grupo de crentes antigos.

É notável o que aconteceu – pois a influência daquele pequeno grupo de discípulos era notavelmente maior do que a nossa.

Eles não dispunham dos recursos atuais e nem da aceitação social da sua religião.

Eram perseguidos, mortos, zombados... mas transtornaram o mundo.

Devemos admitir que, na qualidade de cristãos e igreja da atualidade, não estamos conseguindo a penetração do poder salvador de Jesus Cristo.

Deparei-me com uma estatística que considero alarmante:

em 1850, eram necessários 5 crentes para ganhar 1 pessoa para Cristo;

em 1900, eram necessários 14 para ganhar 1;

em 1920, 21 para ganhar 1;

em 1980, 33 para ganhar 1.

E hoje? Hoje, quando morre uma celebridade, basta alguns minutos para que todo o mundo fique sabendo.

Faz mais de 2000 anos que Jesus esteve aqui e apenas a metade do mundo tem ouvido sobre a Sua história.

O que devemos fazer para que isso mude?

É preciso que o povo de Deus desperte; é preciso que a igreja acorde!

Através das referências no livro de Atos, observamos que o vocábulo multiplicação era comum entre os que trabalhavam.

Multipliquemos, também, nós, a pregação sobre as Boas Novas de Cristo!

Herdamos de Jesus a responsabilidade de ser luz e sal (Mt.5:13-14 "13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;") – clarear e temperar; trazer luz e dar equilíbrio.

Estamos nós "transtornando"?


PENSAMENTO
     Que sejamos transformadores do mundo para que as pessoas encontrem a Cristo.


ORAÇÃO
     Senhor, faz de mim um anunciador da Tua Palavra, para ganhar almas para Ti, e que o mundo seja transformado através da minha vida. Em Teu nome, amém.


LEITURA
     Apocalipse 18 – Isaías 3-4 – Salmos 109:1-19

Pr.Lázaro Aguiar Valvassoura